Em sua segunda etapa, o projeto da Polícia Civil de Marabá intitulado “Ação Social Delegacia Itinerante” entregou à população da Vila Canaã – também conhecida como “Vila do Rato” – diversas carteiras de identidade (RG) na manhã desta quarta-feira (23). As carteiras foram confeccionadas no primeiro momento do projeto, ocorrido no dia 9 de agosto.
A iniciativa da Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Ação Social Delegacia Itinerante, tem como objetivo atender a população de Marabá e região oferecendo serviços de cidadania, segurança e documentação. E nesta quinta-feira (23), os moradores da Vila Canaã, ou “Vila do Rato”, receberam a entrega das carteiras de identidades que foram confeccionadas anteriormente.
A ação teve início às 8 horas da manhã e contou com a presença de diversos moradores da comunidade, que aguardavam ansiosos pela chegada da equipe da delegacia itinerante. A entrega dos RGs, documentos tão importantes para o exercício da cidadania, foi recebida com muita alegria e gratidão pela população, que agradeceu pela iniciativa e parabenizou o trabalho realizado pelas autoridades policiais.
Leia mais:A Delegacia Itinerante, que realiza essa ação social, busca levar os serviços essenciais da polícia civil para locais de difícil acesso, onde muitos moradores tem carência financeira. Essa iniciativa visa diminuir as barreiras geográficas e burocráticas, proporcionando a comunidade local um acesso facilitado à documentação e aos serviços de segurança pública.
No dia 09 de agosto de 2023, a primeira etapa da Ação Social Delegacia Itinerante foi realizada na Vila Canaã, onde foram feitos os registros de identificação da população e a coleta de informações necessárias para a confecção do RG.
Também foram ofertadas palestras sobre a violência contra a mulher, ações de saúde – como teste de glicemia e consultas veterinárias – e orientações jurídicas promovidas pela Defensoria Pública Estadual visando peticionamento de questões sobre alimentos, investigação de paternidade, divórcio e reconhecimento de união estável.
Agora, duas semanas depois, a população pôde finalmente receber seus documentos, de forma gratuita e rápida. (Clein Ferreira – com informações de Agência Pará)