Um paraense acusado de estupro de vulnerável foi preso, nesta quarta-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro. Ele estava foragido do sistema penal desde 2008, onde cumpria pena pelo crime de estupro. A ação conjunta que resultou na prisão foi realizada pelas Polícias Civis do Pará e Rio de Janeiro.
“Ele evadiu-se a partir de uma saída temporária e, logo após, teria praticado pelo menos mais dois estupros contra menores de 12 anos. Dentre os relatos dos crimes praticados, o que chama mais atenção foi o fato de que em um deles o acusado teria obrigado uma vítima a ter relações sexuais com o próprio filho. Este caso foi encaminhado a Divisão de Crimes Tecnológicos, na medida em que o acusado passou a divulgar as imagens com conteúdo de pornografia infantil. Nesta unidade foi investigado, qualificado e representado pela preventiva no ano de 2017. Contudo, o indivíduo permaneceu foragido”, explicou o delegado-geral Alberto Teixeira.
A comunicação entre os setores de Inteligência da Polícia Civil (NIP/PCPA) e a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SSINTE/Sepol) foi fundamental para o êxito da missão, além da participação dos setores de Identificação das Polícias Civis do Pará (Diretoria de Identificação “Enéas Martins” – Didem) e do Rio de Janeiro (Instituto Félix Pacheco – IFP).
Leia mais:“A operação iniciou em janeiro deste ano, com diversas técnicas de investigação. No momento da prisão, o indivíduo ainda tentou evadir-se da aplicação da lei penal, apresentando-se como se fosse outra pessoa. A pronta atuação dos setores de identificação foi fundamental para o êxito da prisão”, informou o titular da Polícia Civil.
O acusado foi encaminhado para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
(Agência Pará)