Nesta quarta-feira (17), servidores da Polícia Civil da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Carajás participaram do workshop IGEPPS “Previdência por todo o Pará”. O evento, realizado no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), no campus de Marabá, teve como objetivo esclarecer e orientar os servidores públicos quanto ao planejamento previdenciário.
O workshop abordou temas como regras de aposentadoria, benefício especial, aspectos psicossociais na preparação para a aposentadoria, projeto de vida, envelhecimento ativo, previdência complementar e fontes de receitas do regime próprio de previdência social do Pará.
Os palestrantes convidados foram o delegado Vinícius Cardoso, superintendente regional da Polícia Civil do Sudeste do Pará; Danielle Cartaxo, gerente regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Marabá; Marcelo Rodrigues, técnico previdenciário; Josi Andrade, consultora da PREVCOM; e as técnicas previdenciárias Marcela Takeshita e Luisa Porto.
Leia mais:O delegado Vinícius Cardoso explica que o corpo técnico e a coordenação do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará se deslocaram a Marabá para repassar instruções, esclarecer dúvidas e fornecer atendimento individualizado.
Ele ressalta a importância do evento, especialmente para a Polícia Civil e Polícia Científica, em um contexto de recentes alterações nas regras de previdência que afetam diretamente os servidores públicos estaduais. “Nós estamos aqui para tirar essas dúvidas e fornecer atendimento individual, o que também será disponibilizado”, afirma.
Marcelo Rodrigues detalha que o workshop faz parte de uma turnê que já passou por Castanhal, Altamira e Santarém, visando propagar o conhecimento sobre previdência a todos os servidores do estado. “O que a gente quer é levar a questão da previdência a todos os servidores do Estado do Pará, até porque o IJEPs é um órgão de previdência do estado, não é só da capital, Belém”, disse.
Ele também fala da importância de os servidores conhecerem casos específicos da previdência, como licença em vencimento e cessão de servidores, para manterem o vínculo previdenciário com o estado do Pará.
Luisa Porto explica que o workshop visa abordar de forma didática e dinâmica as regras de aposentadoria, preparação para aposentadoria e fontes de arrecadação do regime próprio de previdência. Ela informa a importância da janela de previdência complementar, que se encerra em 2 de agosto de 2024, e a necessidade de os servidores decidirem se permanecem no regime anterior ou migram para o novo regime. “Nosso público não são só pessoas próximas à aposentadoria, são servidores públicos em geral, mesmo recém-ingressos”, destaca.
Marcela Takeshita acrescenta que, além das regras de previdência e aposentadoria, o workshop também aborda a preparação psicossocial para a aposentadoria. “A gente fala um pouco sobre educação financeira e dá algumas dicas práticas de como se planejar para o futuro nesse sentido”, aponta.
Por fim, ela enfatizou a importância de considerar os aspectos psicossociais do envelhecimento, que acompanham a trajetória no trabalho de todos os servidores.
(Thays Araujo)