A Polícia Civil iniciou, nesta segunda-feira (30) e prossegue até sexta-feira (4), mais uma ação do projeto Academia Itinerante. Desta vez, os policiais civis que atuam na regional do sudeste do Pará, sediada em Marabá, começaram a receber treinamentos diversos, que vão desde aulas teóricas sobre investigação policial moderna até curso de operações policiais. Marabá é a quinta região a receber o projeto este ano.
A capacitação constante dos policiais civis do Pará é prioridade da atual gestão da Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Em Marabá estão sendo treinados algo em torno de 30 policiais lotados na superintendência.
Segundo informações da delegada Karina Campelo, diretora da Acadepol, o curso tem objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional do policial civil, em especial, no emprego eficiente do armamento utilizado pela Instituição Policial, buscando o aprimoramento técnico dos agentes policiais no que concerne à correta utilização dos equipamentos letais usados como instrumentos de defesa no dia a dia policial.
Ainda de acordo com ela, o curso ocorre de forma mensal ou de acordo com as demandas das Diretorias Operacionais da Polícia Civil. O curso conta é voltado aos policiais civis das categorias de delegados, investigadores, escrivães e motoristas de Polícia Civil.
Anteriormente, as regiões de Breves e Soure, na Ilha do Marajó, assim como Santarém e Redenção, já receberam os cursos oferecidos pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), como forma de buscar a capacitação e aperfeiçoamento dos policiais civis em todo Estado. (Chagas Filho – com informações da Ascom/Polícia Civil)