Correio de Carajás

Poder Legislativo reconhece a obra musical do artista Nilson Chaves como Patrimônio Cultural do Pará

✏️ Atualizado em 01/10/2025 16h24

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, durante a Sessão Ordinária desta terça (16/09) o Projeto de Lei n° 878/2023, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que declara a obra musical do artista paraense Nilson Chaves como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.

Segundo Bordalo, “O Nilson Chaves é um artista genuinamente amazônida que carrega, com muita hombridade e dedicação, cerca de 50 anos de carreira de muito sucesso, cuja importância é a grande contribuição para a música popular brasileira. A qualidade musical do Nilson é reconhecida, inclusive, no cenário mundial, visto a sua indicação ao Grammy Latino em 2000. É dever da Alepa valorizar a nossa cultura e os nossos mestres como gesto de reconhecer os nossos valiosos artistas paraenses”, disse o autor do projeto.

Além disso, os parlamentares aprovaram, também, o Projeto de Lei n° 76/2025 da deputada Paula Titan (MDB) que declara o Cristo Redentor do município de Castanhal, no nordeste paraense, como Patrimônio Histórico e Cultural, de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará.
“O Cristo Redentor do município de Castanhal é um monumento de grande importância histórica, cultural, religiosa e turística para a toda nossa região. Reconhecê-lo como patrimônio material e imaterial é fundamental para a valorização da identidade local e para a manutenção da memória coletiva da população castanhalense”, destacou a deputada Paula Titan. (Ascom Alepa)

Leia mais:

[Informe Institucional]

Deputado Bordalo em seu pronunciamento no plenário

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

CLOSE
CLOSE