Correio de Carajás

PM salva criança que caiu no poço em Santana do Araguaia

Momento em que a criança foi socorrida pelo sargento Luiz Carlos
Por: Por Chagas Filho

Na manhã desta segunda-feira (15), uma criança de 12 anos caiu dentro de um poço “amazonas”, quando brincava com amigos. O caso não terminou em tragédia por causa da bravura da equipe policial comandada pelo sargento Luiz Carlos Alves França. Ele pulou no poço e com ajuda de populares retirou o menino são e salvo. O episódio se registrou no município de Santana do Araguaia, no sul do Pará.

Os militares lotados na 30ª Companhia independente de Polícia Militar (CIPM) estava fazendo uma apresentação na Delegacia de Polícia Civil, quando um homem, em visível estado de desespero, entrou nas dependências da DP gritando por socorro e informando que uma criança havia caído em um poço.

Imediatamente, a guarnição foi ao local indicado pelos populares. Ao chegar à residência informada, constatou-se que a criança estava no interior do poço, em estado de extremo desespero, apresentando claros sinais de afogamento, exaustão física e risco iminente de morte.

Leia mais:

Diante da gravidade da situação, o sargento Luiz Carlos se lançou imediatamente ao interior do poço, sem hesitação, com o objetivo de resgatar a criança, mesmo ciente dos riscos existentes no local.

Simultaneamente, os policiais Aragão e Viana localizaram uma corda nas proximidades e, de forma rápida e eficiente, improvisaram um dispositivo do tipo “cadeirinha”, a fim de viabilizar o resgate.

Chama atenção o fato de que a base do poço não possuía estrutura firme, apresentando risco de desmoronamento, o que dificultava significativamente a ação de resgate e aumentava o perigo aos militares envolvidos.

Após a retirada de ambos do interior do poço, verificou-se que tanto a criança quanto o sargento apresentavam sinais vitais instáveis, razão pela qual foi solicitado, de imediato, atendimento médico de urgência. Ambos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Santana do Araguaia.

Segundo informações prestadas por Moisés Martins Vieira, morador da área, os populares que se encontravam no local não tiveram coragem de entrar no poço anteriormente, em virtude da existência de fios em seu interior, havendo a suspeita de que pudessem estar energizados, o que aumentava consideravelmente o risco à integridade física de qualquer pessoa.

À tarde, passado o susto, a mãe da criança gravou um vídeo agradecendo aos policiais que salvaram a vida do filho dela. O garotinho também foi ao hospital visitar o sargento e agradecer por ter nascido de novo.

O QUE É POÇO AMAZONAS?

Um Poço Amazonas (ou cacimba, poço caipira, cisterna) é um tipo de poço raso, escavado manualmente, com grande diâmetro (geralmente acima de 1 metro), revestido com tijolos ou concreto e profundidade média de até 20 metros, que capta água diretamente do lençol freático, sendo essencial para o abastecimento rural e em bairros em que não há água encanada. (Com informações da Polícia Militar)