Correio de Carajás

PM em formação salva idoso vítima de afogamento no Rio Araguaia

Um idoso, vítima de afogamento, foi salvo por um policial militar em formação, integrante do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará (CFP-PM). O salvamento ocorreu no Projeto Beiradeiro, na Orla de Conceição do Araguaia, região sul do Estado, na noite de sábado, 5. A vítima, que foi salva pelo aluno Venâncio, matriculado no polo local, estava se afogando enquanto tomava banho no Rio Araguaia.

O policial militar em formação relatou que percebeu uma aglomeração na margem do Rio Araguaia e algumas pessoas gritando que um homem havia se afogado e pediam socorro. Ele foi até o local e se deparou com o corpo de um idoso desmaiado, com sinais vitais fracos e pele escurecida, estirado ao chão. Então, o praça se identificou como aluno do Curso de Formação da Polícia Militar aos familiares da vítima e iniciou as manobras de reanimação cardiorrespiratória.

Venâncio disse que, enquanto realizava massagem cardíaca na vítima de afogamento, orientou a esposa do homem a fazer respiração “boca-a-boca” nele. Minutos depois, o idoso retomou a consciência, expelindo bastante água pela boca. Já fora de perigo, ele foi levado por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA).

Leia mais:

Homenagem póstuma

No sábado, 5, o 22º Batalhão da Polícia Militar “5 de Março”, com sede em Conceição do Araguaia, realizou a homenagem, através de caminhada e visitação aos túmulos dos cinco policias militares: Cabo Arlan Campos Lopes da Silva; cabo Luís Antônio Cruz Aguiar; soldado Antônio Marcos Carvalho da Silva; sargento Francisco José Gomes de Freitas; e soldado Resylen de Lima Souza, que foram vítimas fatais de um acidente rodoviário ocorrido nesta data, na PA-287, em 2018. (Delmiro Silva)