Correio de Carajás

PM divulga resultado de ações de saúde no sudeste do Pará

Policiais militares recebem apoio espiritual. (Fotos: Cabo Edson Costa)

A Polícia Militar do Pará divulgou nesta segunda-feira, 9, o balanço dos atendimentos realizados entre os dias 2 e 6 de dezembro do Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM) na circunscrição do Comando de Policiamento Regional II (CPR II). Foram realizadas ações nos municípios de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Ao todo, foram realizados, aproximadamente, 240 atendimentos. A ação oferece aos policiais militares e dependentes atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e outros. Segundo a Polícia Militar, além de serviços médicos-ambulatoriais, como aferição da pressão arterial e da glicemia, também é oferecido apoio espiritual aos beneficiados. As palestras buscam incluir bons hábitos na vida do policial militar, assim como orientações à boa alimentação e a questões legais.

Atendimento de saúde, como exames de glicemia e medição de pressão arterial. (Fotos: Cabo Edson Costa)

Em novembro, o programa que inicialmente foi idealizado para atender policiais militares e seus dependentes, completou dois anos de criação. A corporação ressalta que, a cada edição realizada, o programa mostra-se uma ferramenta importante e eficiente para promover a parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, por meio de parcerias realizadas com instituições públicas, possibilitando o atendimento também da população carente.

Leia mais:
Militares recebem serviço odontológico durante PAS. (Fotos: Cabo Edson Costa)

Segundo a coordenadora do programa, capitã Ana Carolina de Miranda, a presença da ação em localidades que apresentam déficit na área da saúde, aumenta a responsabilidade da PM em buscar parcerias que possibilite expandir o alcance do programa. “A medida que o programa se consolida perante a tropa, cresce também a necessidade de estrutura e temos conseguido diversas parcerias, como por exemplo, com o Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e Prefeitura de Parauapebas, entre outras instituições, que cederam espaços físicos e profissionais que ajudaram no atendimento. Sendo assim, podemos estender nossas especialidades para a população carente dos municípios onde atuamos”, destacou a oficial.

Policiais assistem palestra sobre bons hábitos de saúde. (Fotos: Cabo Edson Costa)

Durante a visita do Programa ao município de Canaã dos Carajás, os especialistas puderam estender os atendimentos a um grupo de alunos de um projeto social, realizado na sede do 17ª Posto Policial Destacado (17º PPD), unidade vinculada ao 23º BPM. O projeto “Jiu-Jitsu PM” atende crianças e adolescentes em situação de risco e moradores de diversos bairros do município.

Os alunos tiveram a oportunidade de receber atendimentos médico, psicológico e odontológico. Segundo a PM, a ação do programa aumenta a credibilidade do projeto social que é coordenado por militares que atuam no município.

O tenente coronel Gledson Melo dos Santos, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), com sede em Parauapebas, ressalta que o programa se mostra fundamental para a tropa em diversos aspectos. “Esse programa é muito importante, pois está ligado a um sentimento de valorização dos policiais que atuam no interior do Estado. Além disso, podemos, a partir das informações colhidas, acompanhar a situação de saúde de cada policial da unidade e proceder os encaminhamentos necessários para cada situação analisada individualmente”, pontuou o comandante. (Tina Santos, com informações da Polícia Militar)