Correio de Carajás

PM coloca mais 193 homens nas ruas durante o verão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, quinta-feira (28), no Comando de Policiamento Regional (CPR) II, em Marabá, órgãos de Segurança Pública detalharam ações que serão desenvolvidas nesta região durante a Operação Verão 2018, que se inicia amanhã, sexta (29), e segue até 31 de julho.

A Polícia Militar, por exemplo, recebe reforços de 60 policiais vindos de Belém e atua emprego em jornada extraordinária, ou seja, os militares lotados na região irão trabalhar também nas folgas.

Além disso, informou o tenente-coronel Franklin Roosevelt, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, os 133 policiais militares que estão sendo formados em Marabá também serão empregados durante a operação, como estágio supervisionado.

Leia mais:

“A PM estará em todos os balneários dos municípios da região, em parceria com os demais órgãos de Segurança Pública. Faremos bloqueios em vias de acesso aos balneários para fiscalização de veículos, para evitar entrarem armas e drogas”, afirmou.

Acrescentou, ainda, que haverá postos de comando nas cidades. Em Marabá, ele estará localizado na Praia do Tucunaré.  “Lá estarão presentes todos os órgãos do sistema de Segurança Pública”. O comandante destaca que, em Marabá, foram entregues viaturas novas e uma lancha recém reformada.  Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) também prestará apoio às ações.

O major Portilho, comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar, informou que o Corpo de Bombeiros irá atuar com salva-vidas nas praias do Tucunaré e Geladinho, em Marabá, além das praias de Itupiranga, São Geraldo do Araguaia e Palestina do Pará. “Ao todo, vamos utilizar 31 guarda-vidas e, aos finais de semana, haverá reforços para a Praia do Tucunaré de mais 10 bombeiros militares”, disse.

A delegada Simone Felinto, superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, informou que em todas as unidades dos 16 municípios da região terão equipes de plantão. Em Marabá, a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, que faz o atendimento em regime de plantão, receberá uma equipe extra durante o verão.

“Também participaremos com a Divisão de Polícia Administrativa (DPA) de fiscalização de bares, hotéis, motéis e congêneres para que tenhamos um verão seguro. Em relação às praias, pedimos aos responsáveis por crianças que tenham cuidado ao ingerir álcool com a vigilância das crianças, tendo em vista riscos de afogamento e desaparecimento”.

MUNICÍPIO

Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional de Marabá, afirmou que o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, a Guarda Municipal e a postura somam em torno de 500 agentes que serão empregados nas ações desenvolvidas na cidade.

“Estamos adquirindo dois quadrículos para as praias e também bafômetros. Solicitamos ao estado que nos ceda dois bafômetros para as operações de trânsito e entramos em contato com a marinha, no 4º Distrito Naval, que nos garantiu a presença aqui. Pretendemos manter todo nosso efetivo nesse veraneio, são mais de 300 homens dia e noite”, afirma o secretário.

Ele ressaltou que a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmaram acordo para que os guardas possam fiscalizar e, inclusive, autuar por poluição sonora. Em relação ao DMTU, além das blitze de fiscalização, haverá uma equipe de educação para o trânsito atuando em uma campanha educativa.

APLICATIVOS

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup) lançou dois aplicativos desenvolvidos especialmente para o mês de julho: o Praia Segura, que permite aos usuários visualizarem tábua de marés, previsão do tempo, acesso ao serviço 193, dicas e fazer buscas por crianças desaparecidas, e o “Emergência”, criado para auxiliar vítimas de acidentes em estradas. (Luciana Marschall  – com informações de Nathália Viegas)

Mais

Adolescente é encontrada, mas colega segue desaparecida

Adolescente é encontrada, mas colega segue desaparecida

Após boletim de ocorrência ter sido registrado na manhã desta sexta-feira (14), a adolescente de 13 anos Isabela Cruz Costa,…
Envolvido em assalto ao BMG de Marabá é preso

Envolvido em assalto ao BMG de Marabá é preso

José Lúcio Barroso da Silva foi preso nesta sexta-feira (14) em cumprimento de mandado de prisão, pela Superintendência Regional do…
Mulher aplica golpe em farmácia do Cidade Jardim

Mulher aplica golpe em farmácia do Cidade Jardim

A Polícia Civil prendeu Kamila Morais Alves, de 24 anos, por estelionato, nesta quinta-feira (13), em Parauapebas. A mulher emitia…
Adolescentes de 13 anos estão desaparecidas em Parauapebas

Adolescentes de 13 anos estão desaparecidas em Parauapebas

As adolescentes Ana Clara Moraes de Souza e Isabela Cruz Costa estão desaparecidas desde a manhã da quinta-feira (13). As…
Corpo é encontrado degolado na beira do rio, na Folha 8

Corpo é encontrado degolado na beira do rio, na Folha 8

Foi identificado como Wallame Franco de Mesquita, de 30 anos, o corpo localizado na quarta-feira (12). por volta das 19h10,…
Foragido por homicídio no Tocantins é preso em Parauapebas

Foragido por homicídio no Tocantins é preso em Parauapebas

Eliwelton Carneiro da Silva foi preso na noite desta quinta-feira (13), no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. Consta contra ele…