A expectativa é de que pelo menos 250 mil fiéis participem da caminhada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, neste domingo (15). Mas eventos de grande aglomeração costumam atrair não apenas romeiros, mas criminosos que se infiltram na multidão para furtar. Por conta disso, a Polícia Militar e demais órgãos de segurança estarão apostos para tentar impedir furtos e outros crimes. Porém, além disso, o cidadão comum precisa tomar alguns cuidados para não se tornar vítima de um crime justamente em um dia de festa e de fé.
Quem faz o alerta é o tenente-coronel Kojak Antônio da Silva Santos, comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Em Marabá, o Círio é de 7 km de caminhada, geralmente feitos em pouco mais de 4 horas.
O coronel lembra que se trata de uma festa religiosa/cultural, que é marcada pela presença de milhares de pessoas em um espaço bastante reduzido. Desse modo, o oficial observa que criminosos estão sempre à espreita, procurando por um celular em um bolso folgado ou uma carteira no bolso de alguém distraído.
Leia mais:A orientação dele é que as pessoas tenham cuidado com o celular, que de preferência deve ser guardado em bolso apertado e na parte da frente da vestimenta se for possível. E isso serve, obviamente, para outros bens. “Eu oriento as pessoas a redobrarem os cuidados para não ter prejuízos durante o evento”, reafirma.
Além disso, continua coronel Kojak, quem for levar criança, também precisa ter cuidado. Não se deve soltar a mão dos menores. Mas também é importante colocar pulseiras com número de contato do responsável, para em caso de uma criança se perder, quem a encontrar possa contactar os pais ou responsáveis.
Em relação aos veículos automotores, o oficial orienta que devem ser estacionados em locais seguros. De preferência, sempre que possível, em estacionamentos privados ou que tenham câmeras de segurança nas proximidades, que servem tanto para inibir a atuação de vândalos quanto para identifica-los em caso de arrombamento ou mesmo de furto do veículo. “São cuidados básicos”, resume.
Outa situação importante ressaltada pelo comandante do 34º BPM é que os romeiros levem água para não se desidratarem durante a procissão.
O CORREIO também entrou em contato com o coronel Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional. Ele informou que serão mobilizados 140 policiais militares, para garantir a segurança dos romeiros. Este efetivo policial será auxiliado com 15 motocicletas, 12 viaturas e ainda uma embarcação, justamente para Círio Fluvial, que acontece neste sábado (14). (Chagas Filho, com informações de Josseli Carvalho)