Correio de Carajás

Plano de segurança do Círio em Marabá começa a ser montado

O encontro ocorreu na sede do 5º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) e contou com a organização e brigadistas

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, uma das celebrações religiosas mais aguardadas na região, está se aproximando, e a segurança de toda a programação que envolve o evento é uma grande prioridade. Nesta sexta-feira (1º), um encontro ocorreu na sede do 5º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), para discutir estratégias e planos de segurança. Participaram do encontro diversas autoridades e profissionais envolvidos na organização da festa.

O tenente-coronel Felipe Galúcio, comandante de unidade do Corpo de Bombeiros, destaca a importância dessa reunião, que teve como objetivo principal garantir a segurança de todos os fiéis durante as romarias e eventos do Círio. À reportagem deste CORREIO, ele ressalta que a preocupação central é assegurar que as romarias ocorram sem surpresas desagradáveis e que os romeiros possam participar das celebrações com tranquilidade.

Valter Moraes, diretor de Segurança da festa, também participou do encontro e também levantou a importância da colaboração de todas as partes envolvidas para garantir a segurança dos participantes. Moraes explicou que a reunião abordou a logística de resgate, orientações específicas para a queima de fogos de artifício e o suporte antes e durante o Círio.

Leia mais:

Uma data importante marcada no calendário é o próximo dia 12, quando está prevista uma reunião conjunta com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU. O objetivo é alinhar detalhes relacionados ao atendimento de demandas de segurança e cuidado com os fiéis durante o evento religioso.

Galúcio destaca que, este ano, contarão com cerca de 50 bombeiros civis voluntários da cidade, bem como com alunos do CB para fortalecer a equipe de prevenção e atendimento de emergência. A segurança também será reforçada com mais pontos de apoio de saúde para primeiros socorros.

Outro ponto crítico discutido na reunião foi a fiscalização das queimas de fogos clandestinas, buscando garantir a segurança de todos os presentes. Estratégias para prevenção e guarda das pessoas durante o círio fluvial também foram debatidas e serão mais detalhadas nos próximos planejamentos, com outras reuniões programadas para alinhar todos os detalhes.

Antes da data principal do Círio, uma palestra orientativa será realizada com todos os socorristas que estarão trabalhando para oferecer segurança à população durante o evento. (Thays Araujo)