• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Plano de imunização só deve sair após Anvisa aprovar vacina

O secretário de Vigilância em Saúde explicou como vai funcionar o plano de vacinação contra Covid-19 durante uma coletiva sobre combate à Aids. Ele também falou sobre o perfil de vacina desejada: "que ela seja termoestável".

por Redação
01/12/2020
em Cidades
Plano de imunização só deve sair após Anvisa aprovar vacina

Foto: reprodução

32
Visualizações

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça-feira (1), em coletiva sobre o combate à Aids, que o plano de vacinação contra Covid-19 só ficará pronto quando a vacina estiver registrada na Anvisa.

“É fundamental pensarmos que esse plano operacional para a vacinação da Covid-19, ele só definitivamente ficará pronto, fechado, quando tivermos uma vacina ou mais de uma, que esteja registrada na Anvisa. Para isso, ela precisa mostrar seus dados de segurança e eficácia para a população brasileira”.

Medeiros falou também sobre o perfil de vacina desejada. Um dos pontos, segundo o secretário, é que ela seja termoestável. “Desejamos que a vacina seja fundamentalmente termoestável por longos períodos, em temperaturas de 2 a 8 graus, porque a nossa rede de frios é montada e estabelecida com essa temperatura”.

Outros pontos sobre o perfil desejado são: segurança, proteção contra doença grave e moderada, eficácia, indução de memória imunológica, possibilidade de uso em todas as faixas etárias e grupos populacionais, proteção com dose única e que ela acrescente tecnologia com baixo custo de produção.

“Nós estamos avançando com o plano de imunização para Covid-19 e devemos ter os resultados ainda esta semana sobre os 10 eixos”, completou Medeiros.

Vacina não deve contemplar toda população

Na sexta-feira (27), o Ministério da Saúde informou que uma vacina contra a Covid-19 não deve ser oferecida para toda a população em 2021. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da pasta, Francieli Fontana, explicou que, como alguns grupos não estão participando dos testes das vacinas, não seria possível imunizar toda a população brasileira.

“Nós definimos objetivos [com grupos prioritários] para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse Francieli.

O secretário-executivo Elcio Franco citou também as limitações mundiais de produção. “Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A própria Covax Facility, iniciativa que junta uma série de laboratórios, ela almeja acesso a 2 bilhões de doses para a vacinar todo o mundo, e por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para vacinar todos os cidadãos do planeta Terra.”

Veja os 10 eixos do plano de vacinação

  1. Situação Epidemiológica
  2. Atualização das vacinas em estudo
  3. Monitoramento e orçamento
  4. Operacionalização da campanha
  5. Farmacovigilância
  6. Estudos de monitoramento e pós-marketing
  7. Sistema de informação
  8. Monitoramento, supervisão e avaliação
  9. Comunicação
  10. Encerramento da campanha

(Fonte:G1)

Comentários
Tags: CoronavírusCovid-19PandemiaSaúde
Matéria anterior

Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Próxima matéria

Aeronave do Ibama cai no Pantanal durante combate a incêndio e piloto morre

RelacionadaMatérias

Parauapebas notifica mais três óbitos e se aproxima de 220 mortes por Covid-19
Cidades

Parauapebas notifica mais três óbitos e se aproxima de 220 mortes por Covid-19

26/01/2021
30
Feira da 28 ganha “filial” no canteiro da VP-8, durante reforma
Cidades

Feira da 28 ganha “filial” no canteiro da VP-8, durante reforma

26/01/2021
91
Sem teto ocupam área e cobram habitação popular em Canaã dos Carajás
Cidades

Sem teto ocupam área e cobram habitação popular em Canaã dos Carajás

26/01/2021
41
Próxima matéria
Aeronave do Ibama cai no Pantanal durante combate a incêndio e piloto morre

Aeronave do Ibama cai no Pantanal durante combate a incêndio e piloto morre

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019