Correio de Carajás

Plano de Contingência para desastres terá simulação neste sábado

Medida tem como objetivo mitigar efeitos de período chuvoso em áreas de risco

Diferentes órgãos municipais e estaduais que atuam em Parauapebas estarão envolvidos neste sábado (6) em um exercício simulado em área de risco no Morro do Macaco, próximo ao Bairro Liberdade, em Parauapebas. A ação é parte do Plano de Contingência Municipal (Plancon), que está sendo lançado nesta semana.

Trata-se de do planejamento e preparação para ações de resposta a desastres, sejam eles de origem natural ou tecnológica, por meio de ações integradas entre poder público e comunidade a fim de mitigar os efeitos ambientais do período mais chuvoso do ano em Parauapebas, que compreende os meses de novembro a abril, o chamado “inverno amazônico”.

Em entrevista exclusiva ao Portal Correio de Carajás, o coronel Hugo Cardoso, comandante do 23º Grupamento de Bombeiros Militares de Parauapebas, deu mais detalhes sobre o Plancon. “Com o plano de contingência, vamos ter um direcionamento em que as agências e cada órgão em suas competências – Bombeiros, Detran, Polícia Civil e Militar, Defesa Civil, SEMMA [Secretaria Municipal de Meio Ambiente] – e entidades civis trabalharão de forma organizada e ordenada.

Leia mais:

Ele reforça que se trata de um plano não só para desastres ambientais como também os de causa antrópica.

O comandante do 23º GBM relatou que o Plancon tem sido pensado e elaborado desde o início deste ano, com treinamentos acontecendo com equipes especializadas vindas de São Paulo para capacitar não apenas os bombeiros de Parauapebas, mas todos os servidores envolvidos, como médicos e policiais.

Sobre a simulação que acontecerá no sábado, no Morro do Macaco, Hugo contou que já é um local que os Bombeiros e a Defesa Civil reconhecem como uma área de alto risco ambiental, e que equipes dos órgãos e entidades envolvidos no Plancon estarão presentes, inclusive com presença de helicóptero, veículos como ambulância e carro do bombeiro, e todo o contingente envolvido no planejamento.

“O Plancon vem para tornar a cidade mais resiliente em relação a essas tragédias. Eu, graças a Deus, nunca presenciei uma situação dessas desde que cheguei aqui, mas podem vir a acontecer, e se acontecer estaremos preparados”, finalizou Hugo.

Uma coletiva de imprensa acontecerá nesta quinta (4), no Plenarinho da Câmara dos Vereadores, para tratar do assunto. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)