A cadela pitbull que mordeu um aluno de 12 anos nesta semana, em Parauapebas, está desde hoje, quarta-feira (5), sob a tutela do Instituto Anjos de Pata. O ataque aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, no Bairro dos Minérios, na manhã de terça (4). O menino foi resgatado por um professor e recebeu atendimento médico.
Após a repercussão do caso, Rosineide Rodrigues da Silva, integrante da entidade, foi até a sede do Corpo de Bombeiros pedir a tutela do animal. O dono da cadela ainda não foi identificado. “A nossa preocupação é por ser um animal da raça pitbull, pois sabemos que há preconceito. Não queremos que ela volte para a rua para correr o risco de ser morta”, afirmou Rosineide.
A integrante do Instituto pontuou ainda que ninguém soube determinar a motivação para a cachorra ter tido uma mudança de comportamento, “deixando de ser dócil e cometer o ataque”. Para ela, o culpado do incidente ocorrido na quadra de esportes da escola é o abandono vivido pelo animal. “Se tivesse em casa e bem cuidada, isso jamais iria acontecer”, defendeu.
Leia mais:A integrante do Instituto pede a quem souber da identidade do dono da cachorra que seja feita a denúncia para que a pessoa seja responsabilizada pelo abandono.
A pitbull permanecerá no Anjos de Pata até ser adotada. Lá, ela será castrada para evitar que a pessoa que a adotará a use para procriação e venda dos filhotes.
(Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto)