A piracema, que se encerraria em 28 de fevereiro, foi prorrogada até o dia 31 de março em Conceição do Araguaia, conforme deliberação de assembleia extraordinária realizada nesta quarta-feira, 3, na sede da Colônia de Pescadores Z-39. Conforme a decisão, a pesca voltará a ser liberada no município partir de 1º de abril. No Estado do Tocantins, que faz divisa pelo Rio Araguaia com o munícipio sul paraense, também foi estabelecida a prorrogação da piracema.
Participaram da assembleia Bárbara Liz, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); vereador Igor Barbosa (PDT); Jones Noleto, presidente da Colônia Z-39; além de cerca de 80 pescadores profissionais do município – a maioria deles votaram favoráveis a prorrogação da piracema, estendendo até 31 de março a proibição da pesca, transporte e comercialização de espécies nativas da bacia hidrográfica do município, exceto em caráter de subsistência, artesanal e científica.
“Foi uma decisão conduzida pelo bom senso e pela consciência de preservação. Outros municípios banhados pelo rio Araguaia também poderiam adotar essa medida, já que os peixes ainda não desovaram devido o adiamento da cheia do Araguaia”, disse Jones Noleto. Apesar da prorrogação, os pescadores profissionais não receberão o seguro defeso (subsídio compensatória pela pausa na atividade pesqueira) referente ao mês de março.
Leia mais:Segundo Bárbara Liz, a Secretária estenderá a fiscalização intensiva durante a prorrogação da piracema. Ela informou que nesta quarta-feira a equipe de fiscalização apreendeu em um porto da cidade 35 kg de pescado irregular, que foi doado a Assistência Social do Município. Conforme ela, desde de 1º novembro de 2020, início da piracema, já foram apreendidas 131 redes de pesca, que somam cerca 8 mil metros. (Delmiro Silva)