Quem trafega entre o núcleo São Félix e a Nova Marabá diariamente já começa a ter real dimensão da grandiosidade da obra de construção das duas novas pontes sobre o Rio Tocantins: uma ferroviária e uma rodoviária, que vão sendo erguidas simultaneamente. Aterros e acessos tomam forma, deixando claro como funcionará a dinâmica de trânsito, assim como os pilares já fazem parte do cenário, fora e dentro da água. Esta semana o CORREIO teve acesso a imagens aéreas do local, destacando o atual estágio.
O projeto consiste na construção de duas novas pontes a 300 metros da estrutura rodoferroviária atual, tendo cada uma delas 2,3 quilômetros de extensão. Elas ligarão os núcleos Nova Marabá e São Félix.
O empreendimento é realizado pela Vale, por meio do Consórcio Ponte Rio Tocantins (CPRT), prevê um investimento de R$ 4,1 bilhões e deve ser concluído até 2027. Segundo a CPRT, são mais de 1.900 profissionais contratados atualmente, sendo 1.544 deles moradores de Marabá.
Leia mais:“O projeto das novas pontes sobre o Rio Tocantins, em Marabá (PA), segue avançando na etapa de fundação das obras, com a execução de 182 estações e 26 blocos, e dando início à fase de mesoestrutura, com a montagem das primeiras aduelas e travessas”, respondeu a mineradora na tarde desta quarta-feira (19), quando consultada pelo CORREIO.
Uma ponte será exclusivamente ferroviária, contribuindo para o aumento da capacidade da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Já a outra será rodoviária e promete desafogar o trânsito na chegada a Marabá, via BR-222.
A nova ponte rodoviária contará com passeio para pedestres e cadeirantes, acostamento lateral, iluminação, faixas de segurança, barreira de proteção antiqueda, guarda-corpo e proteção que reduz danos em caso de colisão de barcos. (Da Redação)