A partir de 29 de julho, o PicPay cobrará uma taxa para contas inativas nos últimos 360 dias, que tenham saldo. O valor mensal será de R$ 10.
Se houver movimentação, a cobrança é suspensa imediatamente. Atualmente, todos os usuários possuem contas gratuitas.
Só que, a partir deste sábado, começará a ser contado os 360 dias. Com a cobrança sendo realizada apenas no próximo ano.
Leia mais:O banco, porém, anunciou a nova cobrança de maneira discreta, já que só é possível encontrar informações sobre o assunto caso o cliente acesse a página de suporte.
De acordo com Cláudia Santos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), se a cobrança é feita sem um aviso prévio, torna-se uma prática abusiva e infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Por causa disso, ela defende que a cobrança precisa ser combatida e denunciada, se ocorrer, aos órgãos de defesa do consumidor.
O PicPay, no entanto, em nota enviada ao O POVO, afirmou que “a medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentações”.
Além disso, reforçou que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e não se transformará em dívida.
Como cancelar a conta do PicPay?
Antes de cancelar a conta, o usuário precisa zerar o seu saldo e/ou quitar dívidas com o banco, pois o cancelamento não é autorizado para contas em transações pendentes.
Existem algumas formas caso queira zerar o saldo. São elas:
Fazer uma TED ou um Pix para outra conta
Sacar em algum banco 24 horas
Pagar dívidas pendentes
Com isso definido, basta seguir estes passos para excluir sua conta:
Acesse o aplicativo do PicPay.
Clique na foto de perfil
Role a tela até aparecer a opção: “Encerrar minha conta”
Confirme e aceite os termos para exclusão
Confira o posicionamento do PicPay na íntegra
“O PicPay esclarece que a cobrança de tarifa por inatividade é uma prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente tenha deixado de fazer movimentações em sua conta nos últimos 360 dias. A medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentações. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente”, afirmou em nota enviada ao O POVO.
(O Povo)