Uma operação da Polícia Federal e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semas) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (4), o dono de uma serraria por receptação de madeira ilegal em Castanhal, no nordeste do Pará.
A prisão é resultado da operação Estância Virola de combate ao comércio ilegal de madeira. Na ação, cerca de 360 metros cúbicos de madeira foram apreendidos, durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.
A PF informou que as investigações apontaram que o homem preso é dono da serraria, que recebia madeira de origem ilegal, sem qualquer documentação.
Leia mais:Já que a madeira era comercializada, o dono da serraria, que não teve a identidade divulgada, foi autuado em flagrante por receptação qualificada, além de depósito de madeira irregular, operação de atividade poluidora e posse ilegal de arma de fogo.
Ainda segundo a PF, um revólver de calibre 38 carregado com cinco munições foi encontrado dentro de uma gaveta. No cumprimento dos mandados também foram apreendidos três caminhões, uma caminhonete e documentos relacionados à atividade ilegal.
A madeira apreendida foi encaminhada pela Semas à Prefeitura de Castanhal.
A PF informou que o nome da operação, Estância Virola, se refere ao tipo de madeira apreendido no início das investigações.
A ação foi desdobramento da operação Beira Rio, deflagrada em julho. Na ocasião, foram desativadas duas serrarias ilegais, apreendidos cerca de 450m³ de madeira e uma pessoa presa por receptação, comércio ilegal e transporte ilegal de madeira.