Correio de Carajás

PF e PRF prendem dois por tráfico de peixes ornamentais

Peixes Zebras apreendidos na abordagem da PRF/ Foto: DIVULGAÇÃO PF

ALTAMIRA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na madrugada desta quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal, juntamente com a Polícia Federal, abordou um veículo na Rodovia Transamazônica (BR-230), próximo ao município de Altamira, no sudoeste do Pará, e prendeu em flagrante dois indivíduos transportando espécimes do Peixe Zebra, naturais do Rio Xingu ameaçados de extinção. A coleta, comércio e transporte dos animais são proibidos pela legislação ambiental.

A PRF realizou a abordagem do veículo na entrada do Ramal dos Cocos, próximo a uma rotatória que dá acesso à Vitória do Xingu. Os policiais então perceberam o nervosismo dos envolvidos. Após serem questionados sobre a existência de algo ilícito no veículo, eles negaram.

Foi então solicitado que apresentassem os documentos de porte obrigatório do motorista e de identificação do passageiro e ambos estavam em conformidade a legislação.

Leia mais:

Após a identificação, foi realizada uma busca minuciosa no automóvel, momento em que foi encontrado no interior do veículo um pequeno volume de água e aproximadamente 100 peixes de aspecto ornamental.

Questionados sobre os animais, os dois disseram saber da ilegalidade do ato, pois um dos flagranteados informou ter sido preso, em 2015, pela Polícia Federal, no aeroporto de Manaus no estado do Amazonas, transportando uma carga de 490 unidades da mesma espécie.

Os policiais logo deram voz de prisão aos envolvidos e os conduziram à Delegacia da PF em Altamira, onde foram autuados em flagrante. Foram apreendidos 83 exemplares de peixes ornamentais e os envolvidos irão responder pelo crime de Tráfico de Peixes Ornamentais, previsto na Lei nº 9.605/1998.

Esta é a quinta apreensão de peixes ornamentais realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Altamira em menos de um ano. A prática criminosa tem gerado grandes lucros aos criminosos devido ao valor de venda de cada unidade do peixe zebra, que pode chegar a 200 dólares no exterior. (Henrique Garcia – com informações ASCOM/PF)

Comentários

Mais

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…
Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Entre os crimes registrados em Marabá está semana está o assassinato de Gabriel da Silva Ribeiro, de 24 anos. Ele…
Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Parauapebas presenciou, na última quarta-feira (15), uma cena de terror: cinco corpos foram encontrados Às proximidades do bairro Vila Nova,…
Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores da Folha 8, Núcleo Nova Marabá, encontraram próximo ao Rio Tocantins um corpo, do sexo masculino, já em estado…
Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, de prenome Elias, se chocou…