Na madrugada desta quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal, juntamente com a Polícia Federal, abordou um veículo na Rodovia Transamazônica (BR-230), próximo ao município de Altamira, no sudoeste do Pará, e prendeu em flagrante dois indivíduos transportando espécimes do Peixe Zebra, naturais do Rio Xingu ameaçados de extinção. A coleta, comércio e transporte dos animais são proibidos pela legislação ambiental.
A PRF realizou a abordagem do veículo na entrada do Ramal dos Cocos, próximo a uma rotatória que dá acesso à Vitória do Xingu. Os policiais então perceberam o nervosismo dos envolvidos. Após serem questionados sobre a existência de algo ilícito no veículo, eles negaram.
Foi então solicitado que apresentassem os documentos de porte obrigatório do motorista e de identificação do passageiro e ambos estavam em conformidade a legislação.
Leia mais:Após a identificação, foi realizada uma busca minuciosa no automóvel, momento em que foi encontrado no interior do veículo um pequeno volume de água e aproximadamente 100 peixes de aspecto ornamental.
Questionados sobre os animais, os dois disseram saber da ilegalidade do ato, pois um dos flagranteados informou ter sido preso, em 2015, pela Polícia Federal, no aeroporto de Manaus no estado do Amazonas, transportando uma carga de 490 unidades da mesma espécie.
Os policiais logo deram voz de prisão aos envolvidos e os conduziram à Delegacia da PF em Altamira, onde foram autuados em flagrante. Foram apreendidos 83 exemplares de peixes ornamentais e os envolvidos irão responder pelo crime de Tráfico de Peixes Ornamentais, previsto na Lei nº 9.605/1998.
Esta é a quinta apreensão de peixes ornamentais realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Altamira em menos de um ano. A prática criminosa tem gerado grandes lucros aos criminosos devido ao valor de venda de cada unidade do peixe zebra, que pode chegar a 200 dólares no exterior. (Henrique Garcia – com informações ASCOM/PF)