A Polícia Federal no Pará informou ter cumprido, na manhã de quinta-feira (8), três mandados de prisão contra Osmar Martins de Araújo, o “Fantasma”, conhecido pela forte atuação no tráfico internacional de drogas e envolvimento com grupos criminosos que praticam assaltos na modalidade “Domínio de Cidades”, que consiste em eventos criminais de grande porte, muitas vezes com explosões de unidades bancárias, utilização de vários veículos, bloqueio de vias e ataques a quartéis e delegacias. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a prisão pode ter evitado o roubo de uma carga aérea de ouro.
A ação contou com a partir de colaboração de diversas unidades da Polícia Federal que localizaram Fantasma em Novo Progresso, no sudoeste paraense. Essas mesmas diligências apontaram que ele pretendia roubar valores, possivelmente ouro, transportados via aérea. Além disso, ele estaria na região tentando estabelecer o Pará como uma nova rota de envio de cocaína ao exterior pela organização dele.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP), sendo um preventivo por integrar organização criminosa e traficar drogas, outro temporário por lavagem de ativos e de prisão condenatória pelos crimes de organização criminosa transnacional e tráfico internacional de entorpecentes, cuja pena estabelecida foi de 24 anos e oito meses de reclusão em regime fechado.
Leia mais:De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal no Pará, delegado José Roberto Peres, o alvo era procurado desde 2021, quando ele foi condenado pela Operação Overload, em São Paulo, que investiga o tráfico internacional de entorpecentes, numa conexão entre Brasil e Europa. (Da Redação)