José Ribamar de Sousa Silva, 48 anos, condenado por homicídio no Maranhão, foi preso em Canaã dos Carajás na terça-feira (25), após uma investigação minuciosa da Polícia Federal. Ele estava foragido desde outubro de 2024, quando o mandado de prisão foi emitido pela 1ª Vara de Justiça de Caxias. A pena de José Ribamar é de 19 anos e seis meses de reclusão em regime fechado.
José Ribamar, conhecido por “Seu Riba” e José Sidney Lima de Gois, foram acusados de homicídio qualificado por motivo torpe, mediante pagamento ou promessa de recompensa. Segundo o laudo cadavérico, a vítima, Humberto Pereira Correia, não teve chance de defesa no momento do crime. Ele era produtor rural e foi morto em 2003 em São João do Sóter (MA).
Conforme apurou a Reportagem deste CORREIO, no primeiro julgamento José Ribamar foi absolvido. Entretanto, a decisão foi anulada após recurso do Ministério Público Estadual do Maranhão. Em um novo júri, realizado em setembro de 2021, ele foi condenado a 19 anos e seis meses de reclusão em regime fechado.
Leia mais:A prisão aconteceu após uma investigação minuciosa das equipes da Polícia Federal, e o condenado foi trazido para Marabá, onde passou pelo IML (Instituto Médico Legal) para exame de corpo delito e, agora, está à disposição da Justiça.
(Luciana Araújo)