Quando alguém está imerso nos ambientes de academia, há muitos incentivos para que a pessoa treine para além de seu limite. “No pain, no gain” (sem dores, sem ganho em português) é uma das frases mais comuns para incentivar a pessoa a malhar demais. Mas o excesso de treino pode ser perigoso.
O personal trainer e sócio do aplicativo Personal Virtual, José Corbini, faz um alerta sobre o perigo de malhar demais. “Muita gente acha que quanto mais treino, melhor, mas assim como sedentarismo, a atividade física em excesso também pode causar inúmeros prejuízos, principalmente se a pessoa chega no overtraining”, diz ele.
O overtraining ocorre quando uma pessoa se arrisca a treinar sem nenhum descanso, de maneira intensa e com muita carga. Com isso, aumentam as chances de desenvolver lesões, além de levar a uma perda de condicionamento físico, força e resistência, fadiga crônica e até o aumento de frequência cardíaca em repouso.
Leia mais:“Esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos. Ou seja, a pessoa exagera no treino e começa a malhar demais por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso”, defende Corbini.
(Fonte: Metrópoles)