Correio de Carajás

Periferia de Marabá ganha Praça da Juventude e projetos socioeducativos

O prefeito de Marabá, Tião Miranda, é muito conhecido nas redes sociais por supervalorizar a construção e reforma de praças. E quando os criadores de memes descobrirem que ele inaugurou na última sexta-feira, 5, mais uma praça, terão motivos para novas postagens.

A obra, localizada no Bairro Km 7, foi iniciada no governo de João Salame, mas foi entregue sem ser concluída. Foi relicitada e entregue às comunidades dos três bairros que impactados pela Estrada de Ferro Carajás no dia do aniversário da cidade, em 5 de abril.

Mas a Praça da Juventude é diferente de todas as outras que existem na cidade, desde o acesso porque ela é murada e possui grades em seu entorno. A entrada só é possível dentro de horários pré-estabelecidos e há vigilância no local.

Leia mais:

Os visitantes têm à disposição uma quadra para práticas de esportes, mas também encontram ali mesas de jogos, pista de skate, e claro, área de passeio. Mas o que diferencia a Praça da Juventude são os cursos de violão, saxofone, música, teatro, pintura, informática e dança, que passam a ser ofertados no local.

A estrutura também dispõe de salas multiuso, sala de leitura e um amplo espaço, que será usado como auditório para culminância das atividades ali realizadas. De acordo com Jurinha Teixeira, da Fundação Casa da Cultura, entidade que vai coordenar o espaço, o público será formado por crianças e adolescentes, preferencialmente que morem nos bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida e KM 7.

Visualmente, a praça também chama atenção pelas pinturas nos muros. O artista plástico Bino Sousa mostra toda sua criatividade em imensos painéis com temas culturais como dança, leitura e música. Aliás, as artes já são uma marca nos espaços públicos em Marabá.

Moradora do Km 7 há mais de 25 anos, a educadora Selma Teixeira Lima diz que ficou impressionada com o resultado final da praça. Ela reconhece que é mais do que um ponto de encontro, mas um local para formação dos adolescentes e jovens das comunidades às proximidades. “Ficou muito bonita. Nenhum local da cidade tem uma estrutura dessas. Agora, é preciso que os moradores ajudem a cuidar também”, diz ela.

Um dia antes, o Km 7 também ganhou outra obras. Foi o Núcleo de Educação Infantil David Abreu de Sousa, que fica a menos de 400 metros da Praça da Juventude. Ele passa a atender cerca de 350 alunos da rede municipal.