Correio de Carajás

Pequenos pecuaristas são beneficiados pela Emater com doação de gado

Um total de 209 cabeças de gado foi apreendido durante operação envolvendo vários órgãos na Serra do Cachimbo

Um grupo de pequenos pecuaristas, com 24 famílias, foi beneficiado com a doação de gado bovino feita pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) por meio do Escritório Local do município de Placas.

O gado foi apreendido na Serra do Cachimbo, no município de Rurópolis, numa ação em conjunto com o Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Ao todo, 209 cabeças de gado, a maioria da raça nelore, foram entregues para produtores iniciantes que têm no máximo 10 cabeças de gado. Cada produtor recebeu em média de 7 a 9 cabeças de gado.

Leia mais:

Os animais no ponto de abate foram destinados a outros órgãos públicos, já o gado que não estava no ponto de abate, como a vaca parida, o gado mais magro e os bezerros foram destinados a Emater para serem doados.

“É a terceira ação desenvolvida neste sentido desde 2022. Que bom que esta ação de apreensão pode ser convertida em doação para ajudar esses pequenos produtores”, disse o chefe do Escritório Local de Placas, Edimilson Matos. (Texto: Ascom/Emater)