Correio de Carajás

Pedrinho Corrêa quer criação da Semana Municipal da Arte

Vereador Pedrinho Corrêa espera que projeto da Semanarte seja implementada pelo Poder Executivo

Nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Marabá discutirá, em sessão ordinária, o Projeto de Lei Nº 146/2023, que propõe a criação da Semana Municipal da Arte (Semanarte). O projeto, que visa expor, apresentar e dar visibilidade aos projetos dos artistas do município, pretende, principalmente, proporcionar acesso à cultura para toda a população.

O projeto é de iniciativa do vereador Pedrinho Corrêa, ex-presidente da Câmara Municipal de Marabá, que também é autor de outro de grande importância, a Lei Frederico Morbach, a qual concede incentivo fiscal para a realização de Projetos Culturais ou Esportivos no âmbito do Município de Marabá, com possibilidade de captação de R$1 milhão.

Segundo o novo projeto de Pedrinho, a Semanarte irá utilizar uma variedade de espaços públicos, incluindo centros municipais de educação infantil, escolas municipais, complexos educacionais, praças públicas, centros comunitários, quadras poliesportivas e o Centro de Convivência dos Idosos, conhecido como Cipiar. Segundo o PL, a preocupação é descentralizar as atividades artísticas, alcançando diferentes regiões do município.

Leia mais:

O Poder Executivo municipal será responsável por indicar os locais de realização dos eventos da Semanarte, priorizando a diversidade de espaços para promover a atividade artística em toda a cidade.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de premiações e a viabilização de infraestrutura para os eventos, mediante parcerias com empresas privadas e entidades públicas, demonstrando o empenho em fortalecer o setor cultural local.

Ainda segundo o projeto, a participação na Semanarte será por inscrição e seleção, abrangendo diversas categorias artísticas, tais como artes visuais, dança, teatro, artesanato, música e literatura. Essa diversidade reflete a riqueza cultural presente em Marabá.

Um ponto importante destacado no Projeto de Lei é o reconhecimento do papel da arte no desenvolvimento intelectual e psíquico, trazendo benefícios para a saúde física e mental, e sendo utilizada em tratamentos e terapias para todas as idades. (Thays Araujo)