Ocorre hoje, no Centro de Convenções Carajás, em Marabá, a partir das 17 horas, a audiência pública para discutir as obras de dragagem e derrocamento de um trecho de 42 km do Rio Tocantins, entre Marabá e Baião. A ação é organizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e é a primeira de seis, que acontecem também em outros municípios.
Em fevereiro deste ano, em reunião convocada pelo Ministério Público do Estado do Pará, o secretário Estadual de Transporte, Antônio Pádua Andrade, e representantes da DTA Engenharia, responsável pela obra, apresentaram o projeto para a intervenção no trecho em que está situado o Pedral do Lourenço.
Leia mais:Segundo o projeto, será necessário o aprofundamento do canal de navegação em dois trechos localizados à montante e jusante do reservatório de Tucuruí, além da transposição do pedral, localizado próximo à Vila Santa Terezinha do Tauiri, em Itupiranga, tornando a navegação segura até o porto de Vila do Conde, em Barcarena.
O canal de navegação foi projetado para permitir a navegação de comboio-tipo que seja adequado às condições de travessia pela eclusa localizada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O comboio-tipo é formado por nove barcaças de três metros de comprimento por três metros de largura e comprimento total de 200 metros, largura de 32 metros e calado de 2,10 m.
O Rio Tocantins possui largura entre as margens de aproximadamente 1 km e a dragagem está prevista para ser realizada numa faixa estreita ao longo do rio, de cerca de 70 metros de largura, nos trechos 1 e 3, formando o canal. No restante do rio não ocorrerá este tipo de intervenção. O custo total previsto para o projeto de dragagem é de R$ 39.082.263,19.
No pedral, especificamente, as obras consistem no derrocamento da área de pedrais do canal de navegação, com 100 metros de largura, por meio de detonações, associada ao uso de escavadeiras hidráulicas de grande porte para remoção e carregamento do material detonado. O projeto geométrico desenvolvido prevê uma profundidade de 3,10 m nos trechos retos e 3,30 m nos trechos em curva. O custo previsto do projeto de derrocamento é de R$ 508.445.135,71.
OUTRAS AUDIÊNCIAS
No cronograma divulgado pelo Ibama, a cidade de Itupiranga recebe amanhã, terça-feira (2), a audiência pública, às 17 horas, na Escola Municipal Irmã Maria Tereza. Na quarta (3) será a vez dos moradores de Nova Ipixuna receberem a audiência pública, que será realizada às 15 horas, na Quadra da Escola Nair Braz Lima.
Para Tucuruí e Breu Branco, o Ibama pretende realizar uma audiência unificada agendada para esta quinta (4), às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Tucuruí. Em Baião, último município do trecho a ser contemplado, a audiência está marcada para esta sexta-feira (5), às 17 horas, na Igreja Matriz. (Luciana Marschall)