A forte chuva que começou a cair em Marabá na manhã desta segunda-feira, 9, provocou pontos de alagamento em diversos pontos da cidade. Há registros de alagamentos no Bairro Laranjeiras, Avenida Manaus, Folha 30, Nova Marabá e no Bairro Araguaia.
Segundo o site Clima Tempo, chuvas de 40 milímetros caem neste momento, e o restante do dia, até a noite, há chances de continuar chovendo. Em vários vídeos, é possível ver a situação de alagamento, principalmente na Avenida Manaus e na Boa Esperança, esta última próxima à Feira Coberta do Bairro Laranjeiras.
Também na Folha 30, a rua em frente à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil também foi alagada, dificultando a passagem de veículos e de pedestres. A Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) também ficou com seu estacionamento inundado.
Leia mais:O Portal Correio de Carajás entrou em contato com a Prefeitura de Marabá, para solicitar um posicionamento sobre a situação das vias alagadas no município. A Assessoria de Comunicação emitiu a seguinte nota:
“A Prefeitura e a Defesa Civil já disponibilizaram um número de telefone para atendimento às demandas de alagamentos. Equipes do SSAM neste momento se encontram no Bairro Laranjeiras e Liberdade fazendo a desobstrução de bueiros e grotas. Foram identificados quatro pontos de alagamento até o momento (algumas ruas da Liberdade – algumas ruas do bairro Araguaia – Feira da Laranjeiras) nestes pontos há obstrução total de bueiros por conta de lixo residencial e em outros pontos a drenagem está escoando a água de forma mais lenta devido ao volume das chuvas. É importante lembrar neste momento que, qualquer família que tiver sua casa invadida, busque apoio imediato da Defesa Civil, que já colocou em ação seu plano de contingência: 3321 8990. Com relação a bueiros entupidos, a central de emergência do SSAM já está em operação através dos números 99263-1919 e 98159-5050. Mais uma vez solicitamos à população para não jogar lixo na rua, já que isso provoca entupimento de bueiros e, consequentemente, alagamentos”. (Zeus Bandeira)