A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas comunicou, na tarde de ontem, segunda-feira (10), a morte cerebral do adolescente Wellison Farias Azevedo, de 16 anos, internado desde a madrugada de sábado, dia 7, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), após ter sido atropelado enquanto patinava.
O responsável pelo atropelamento foi Marcelo Napoleão Andrade, de 38 anos, que trabalha como agente administrativo no Ministério do Trabalho.
Ele conduzia o veículo Honda Civic, de cor prata, mas não prestou socorro à vítima. Marcelo se apresentou na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Marabá, onde prestou depoimento, na tarde de domingo (9), após o período de flagrante, e está em liberdade. O Jornal Correio não conseguiu contato com o delegado que o escutou.
Segundo a Semsa, às 13 horas de ontem foi iniciada a abertura do protocolo médico de morte cerebral do paciente. “O procedimento foi iniciado por médico neurologista após avaliações clínicas a respeito do quadro de saúde do paciente, considerado gravíssimo desde a entrada na unidade”, diz a nota emitida pela secretaria, acrescentando que todos os cuidados e recursos possíveis foram garantidos ao paciente e que qualquer procedimento e exames específicos só poderiam ser realizados conforme estabilização do quadro clínico.
“O paciente está sendo acompanhado por especialistas como ortopedista, neurologista, equipe de cirurgia geral, médico intensivista e demais profissionais envolvidos no atendimento de forma ininterrupta, que não mediram esforços para salvar a vida do paciente. A Semsa deixa claro que o gravíssimo estado de saúde do jovem foi determinante para impedir qualquer tipo de exame e outros procedimentos fora da UTI, pois W. A. está completamente dependente dos aparelhos e não pode ser removido de forma alguma”. Por fim, o órgão lamentou o caso.
Um vídeo gravado durante o acidente mostra a brutalidade com a qual o adolescente foi colhido enquanto patinava com o grupo de amigos na Rodovia PA-275. O veículo dirigido por Marcelo tenta realizar uma ultrapassagem e acaba se chocando em cheio com a vítima, que trafegava na contramão e é arremessada para o lado. O motorista sequer para o automóvel. (Luciana Marschall)