Na tarde de ontem, 1º de janeiro, aconteceu a solenidade de posse dos vereadores eleitos pelo município de Goianésia do Pará, 190 km de Marabá. E o presidente da Casa Legislativa, vereador emedebista Francisco David Leite Rocha, 52 anos de idade, eleito para o quinto mandato com 712 votos, assumiu interinamente a Prefeitura Municipal. Em verdade, na mesma cerimônia, ele havia sido empossado vereador, depois como presidente da Câmara e, em seguida, prefeito municipal.
A solenidade de posse dos eleitos foi realizada no início da tarde de sexta-feira, e os 13 vereadores assumiram o cargo em cerimônia que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Professor Leandro Martins. O cerimonial do Legislativo informou que todas as medidas de segurança de enfrentamento contra o Covid-19 foram adotadas, inclusive com distanciamento social.
A sessão especial presidida pelo vereador emedebista Francisco David Leite Rocha, e atual presidente do parlamento municipal pela quinta vez, deu posse aos eleitos para a 8ª Legislatura. Em ato contínuo, os vereadores definiram em eleição secreta a nova Mesa Diretora e o presidente da Casa foi reeleito com 9 votos e quatro vereadores se abstiveram.
Leia mais:Pastor David, como é popularmente conhecido em Goianésia do Pará, se licenciou do cargo de vereador para assumir interinamente a Prefeitura Municipal, empossado pelo colega vereador e atual presidente Welliton Ferreira Orbano.
O ex-prefeito Ribamar Lima passou a faixa de prefeito ao gestor interino. “Espero que esse trabalho continue para servir o nosso povo. Estou neste momento feliz de ter cumprido esses quatro anos de governo”.
“Hoje estou assumindo interinamente o Executivo do nosso município e me sinto honrado pela escolha dos meus colegas vereadores. Maiores que nossas vaidades e orgulho são o nosso município, o nosso povo do interior e a cidade. Quero dizer que essa missão não é só minha, a missão de administrar o município é da Câmara Municipal”, disse em discurso o novo prefeito.
Ele destacou que atuará firmemente nas áreas de segurança, saúde, desenvolvimento econômico e políticas públicas. “Faremos a nossa responsabilidade administrando para toda Goianésia, principalmente para aqueles menos favorecidos, pois queremos que sejam lembrados pelo governo”.
Entenda da situação
Enquanto tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso especial impetrado pelo então candidato a prefeito Itamar Cardoso do Nascimento (Avante), os moradores do município vão continuar sem saber quem será prefeito eleito oficialmente.
Nas eleições municipais de novembro, Itamar teve a maioria dos votos válidos, um total de 40,17% (6.201 votos), mas concorreu com registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral devido a diversas condenações por improbidade administrativa. Após recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que manteve o indeferimento da candidatura, Itamar recorreu ao TSE. O julgamento do processo acontece nos primeiros meses de 2021.
No meio jurídico especula-se duas possibilidades. Uma delas é o TSE deferir o registro de Itamar Cardoso, e este assumir a Prefeitura, e a segunda é o indeferimento, o que provocaria uma nova eleição no município de 41.081 moradores. (Antonio Barroso)