Todos os viajantes que passarem pelo Aeroporto Internacional de Belém até 31 de dezembro terão os passaportes carimbados com um desenho especial em comemoração a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Lançado em outubro, o carimbo segue a identidade visual oficial do evento, com os dizeres “COP 30 Brasil — Amazônia — Belém 2025”. Segundo o governo do estado, ele simboliza a abertura da Amazônia para o mundo e reforça o papel do Pará como anfitrião da maior conferência climática do planeta.
O carimbo será aplicado nos passaportes de todos os passageiros, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, que embarcarem ou desembarcarem na área internacional do aeroporto. Isso inclui chefes de Estado e delegações oficiais que desembarcarem na Base Aérea da capital paraense.
Leia mais:A iniciativa é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com a Polícia Federal. A COP30 ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
Europa deixará de carimbar passaportes
A proposta é inspirada em experiências passadas, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016) e a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. A iniciativa tem um espírito comemorativo, mas, no dia a dia, o carimbo no passaporte tem sido deixado de lado por países ao redor do mundo.
Em outubro, 29 países da Europa começaram a substituir gradualmente o método por um sistema eletrônico, chamado de EES (Sistema de Entrada e Saída, em português). A mudança deve estar completa em abril de 2026. França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Espanha são alguns dos países que adotaram a novidade.
(Fonte: CNN Brasil)
