Na tarde deste domingo, 4, foi liberado o tráfego na altura do KM 30 da Estrada Paulo Fonteles, que dá acesso à unidade operacional do Projeto Salobo, em Parauapebas. A rodovia havia sido fechada na última sexta-feira, 2, em um protesto de garimpeiros que tinha como propósito chamar a atenção tanto da mineradora Vale quanto das autoridades paraenses.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Vale, a liberação aconteceu após o cumprimento de uma quarta ordem judicial, que proibiu a obstrução das vias de acesso à portaria.
A manifestação que bloqueou a via foi um pedido de justiça por Jesiael da Silva Lucena, de 26 anos, morto pela Polícia Militar no dia 13 de julho deste ano, em uma operação de combate ao garimpo ilegal na região da Vila Paulo Fonteles, zona rural de Parauapebas, na mata do Rio Azul.
Leia mais:O texto ressalta que a decisão prevê aplicação de multa e determina que o grupo manifestante – que desobedeceu outra decisão judicial que veda as manifestações – deve manter distância mínima de dois quilômetros da portaria da unidade. De acordo com a nota, as medidas são preventivas, levando em consideração que esta foi a quarta interdição que o grupo faz em menos de dois meses, impedindo o trânsito de empregados e prestadores de serviço.
“A empresa ressalta que não é da sua competência esclarecer sobre as operações de combate à prática de garimpo ilegal na região”, finaliza a nota da Vale. (Luciana Araújo)