Correio de Carajás

Passagem de pedestres subterrânea começa a ser construída na Folha 33

Obras de drenagem nas marginais da BR-230 são o pontapé inicial. Em seguida, um túnel será escavado ao lado

Máquinas começaram nesta segunda-feira a escavar na pista marginal da rodovia, do lado da Folha 33 Foto: Evangelista Rocha

Como adiantado pelo CORREIO em maio de 2023, os moradores da Folha 33 vão ganhar um túnel para cruzar a Transamazônica. A obra – uma passagem de pedestres subterrânea entre as Folhas 32 e 33, será realizada através de uma tecnologia não destrutiva. Ou seja, será executada sem interdição da BR-230.

Contudo, para que a obra seja realizada de forma completa, a Prefeitura de Marabá optou por realizar também a drenagem do entorno. Sendo assim, as marginais da Transamazônica –da Folha 33 e da Folha 32 – serão interditadas para a execução do projeto de forma paralela.

Divulgado na manhã desta segunda, 18, no Diário Oficial dos Municípios, as duas obras – urbanização e drenagem – estão estimadas em mais de R$ 2,5 milhões.
Procurado pelo CORREIO, Fábio Moreira, secretário de obras do município, explicou que a obra está dividida em três fases. “Primeiro será a drenagem da marginal da Folha 33. Depois a gente segue para o lado da Folha 32, e em seguida para a rodovia que não será interditada”, explica.

Leia mais:

Fábio ressalta que o acesso às marginais ficará interditado por vinte dias, cada lado, para a conclusão das obras de drenagem.

“Para a obra da passagem de pedestres e para a drenagem não será feita nenhuma interrupção no trânsito. Teremos uma passagem por debaixo da pista construída com alta tecnologia e que irá proporcionar aos pedestres uma travessia de forma segura”, finaliza o secretário.

(Ana Mangas)