Correio de Carajás

Partage treina para atender deficientes visuais

Começou nesta quarta-feira (1º) um treinamento para profissionais que trabalham no Partage Shopping Marabá sobre como melhorar a experiência dos deficientes visuais durante a visitação no mall. A culminância da ação será no final da manhã desta quinta (2) com a primeira operação de alimentação utilizando cardápio em Braille, na Pizzaria Holanda, às 11h30.

A iniciativa, que é um primeiro passo nas ações de inclusão promovidas pelo Partage, foi possível graças uma parceria com o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV). Durante o treinamento, funcionários do shopping passaram pela experiência de andar de olhos fechados, com uso de bengala e um guia, pelos pisos do Shopping.

A ideia foi mostrar as dificuldades pelas quais passam os deficientes visuais. “É muito difícil isso”, resumiu Juce Freitas, vendedora da Loja Arezzo. Ela observa que, muitas vezes, é preciso sentir na pele para perceber o quanto é necessário dar mais atenção às pessoas com deficiência.

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De acordo com Mirelly Sousa, gerente de Marketing do Partage Marabá, todas as pessoas precisam e devem ter direito a experiências e uma convivência dentro de uma loja de departamentos, dentro de uma operação na praça de alimentação.

Mas, para isso, colaboradores de forma geral, entre vendedores, bombeiros civis, pessoal de segurança, precisam estar preparados para orientar as pessoas com deficiência visual a fim de que tenham uma melhor experiência. “Estamos fazendo isso para incluir o deficiente visual”, esclarece.

Quem ministrou o treinamento foi a professora Valéria Lima, coordenadora do CAP-DV. Ela enalteceu a parceria firmada com o Partage, pois no mall transitam diversas pessoas com várias formas de deficiência, de modo que os trabalhadores do shopping precisam ter informações sobre orientação, mobilidade, forma de atendimento, enfim, como receber esse público.

Trabalhando junto com Valéria, o professor Nacélio Madeiro, que é deficiente visual, também destacou a urgência de um trabalho que garanta maior acessibilidade não a partir da infraestrutura do Shopping apenas, mas das pessoas que ali trabalham. “É o único shopping que temos em Marabá e grande parte da população vem usufruir dos serviços prestados. As pessoas com deficiência visual podem se sentir acolhidos aqui”, observa.

CARDÁPIO EM BRAILLE

Sobre o cardápio em Braille, que começa a ser utilizado nesta quinta pela Pizzaria Holanda, a professora Valéria Lima observa que se trata de uma ferramenta que busca melhorar o atendimento ao deficiente visual na Praça de Alimentação e que a intenção é que até o final deste mês ou em março todos os estabelecimentos do setor disponham de cardápio em Braille.