O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou na última segunda-feira, 18, a Licença de Operação à Fundação Zoobotânica de Marabá, com validade até dezembro de 2028. O documento, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), autoriza as atividades de zoológico.
Com mais de 300 animais, o parque possuía a licença apenas do Ibama e era caracterizado como criador e conservacionista. “Fizemos todos os investimentos e modificações estruturais para essa licença sair. A partir de agora, podemos trabalhar para transformar o espaço em zoológico”, disse Jorge Bichara, presidente da FZM.
O local, que atua como abrigo e reabilitação da fauna silvestre, é capaz de conservar a reprodução de espécies ameaçadas e ser um centro regional de visitação, prestando relevante serviço público de acolhimento nas operações realizadas no sudeste paraense.
Leia mais:Em junho deste ano, uma equipe da Semas esteve no Zoobotânico para uma vistoria do processo que fez parte do licenciamento ambiental do empreendimento.
“A Fundação Zoobotânica de Marabá exerce um papel fundamental na região sudeste do Estado, não apenas como espaço de visitação e lazer das famílias de Marabá, mas também como unidade regional de acolhimento e reabilitação de animais. É centro de referência para todos os municípios da região. Regularizar, apoiar e promover esse importante espaço de conservação e de educação ambiental é uma grande vitória do patrimônio faunístico do Estado”, afirmou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos.
De acordo com Bichara, atualmente o Zoobotânico recebe recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, Sinobras, Prefeitura de Marabá e da sociedade em geral. (Ana Mangas)