Correio de Carajás

Parazão 2023 terá mudanças na classificação e também na data de início da competição; veja detalhes

Ao todo 12 clubes estarão na disputa pela Taça Estrela do Norte

Leão e Papão são os maiores vencedores do Parazão (Cristino Martins/O Liberal)

O sistema de disputa do Parazão de 2023 foi debatido na tarde desta terça-feira (8), na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF), em Belém. Representantes de todos os 12 clubes participantes do torneio estiveram no encontro e decidiram por fazer pequenas alterações no formato da competição deste ano. Agora, haverá mudanças na classificação e descenso. A informação foi confirmada pelo presidenteda Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul.

De acordo com o mandatário do futebol no estado, o Parazão 2023 adotará um “sistema híbrido”. Para a formação da tabela do campeonato, as 12 equipes serão divididas em três grupos. Em turno único, os clubes enfrentarão agremiações de outras chaves. Mas agora a classificação para as quartas de final e o rebaixamento serão baseados na classificação geral do campeonato.

“No modelo antigo, passavam os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados. Agora, haverá oito rodadas e os classificados serão definidos pela classificação geral”, explicou.

Leia mais:

“Concordamos com o que foi decidido. É lógico que não existe um formato perfeito, sempre alguém vai se achar prejudicado, mas tudo foi discutido, debatido e votado e venceu a maioria. Foi a fórmula mais justa para as equipes, tivemos algumas propostas colocadas à mesa, mas elas extrapolaram as datas disponíveis”, disse Sandeclei.

Potes do sorteio
Os grupos do torneio, que formarão a tabela de jogos da primeira fase. terão como cabeça de chave os três primeiros colocados do Campeonato Paraense de 2022, Remo Paysandu e Tuna. Como atual campeão, o Leão Azul ficará no Grupo A. Já o vice-campeão deste ano, o Papão, estará no Grupo B. Enquanto isso, a Águia Guerreira ficará no Grupo C, por ter sido terceira colocada no estadual de 2022.
Por questões de logística, os times do Sul/Sudeste do estado ficaram juntos no Pote 1 para que nenhum clube precise se deslocar duas vezes para a região. Os Potes 2 e 3 foram definidos por sorteio.

Pote 1: Itupiranga, Águia de Marabá, Independente de Tucuruí.

Pote 2: Bragantino, Campeão da Segundinha, Tapajós.

Pote 3: Campeão da Segundinha, Castanhal, Caeté.

Re-Pa
De acordo com Ricardo Gluck Paul, a FPF fará mudanças na tabela para que o Re-Pa da primeira fase do Parazão ocorra já no novo Mangueirão. Por conta disso, a Federação entrará em contato com o Governo do Estado para saber quando o Olímpico do Pará estará disponível para receber partidas.

“Na hora de elaborarmos a tabela, haverá uma inteligência da Federação para que o Re-Pa ocorra no Mangueirão, para prestigiar a inauguração do estádio. Ainda não temos uma resposta oficial do Governo do Pará sobre a data de inauguração, mas trabalhamos com uma margem de segurança. A ideia é que a partida será realizada em março”, disse.

Nova data
O Parazão 2023 que iria iniciar no dia 15 de janeiro, passou para o dia 21. O Remo é o atual campeão e tenta o bicampeonato. A disputa do Campeonato Paraense definirá os representantes do Pará na Copa do Brasil 2024, além da Série D e Copa Verde.

(Fonte: O LIBERAL)