A mineradora Vale deve instalar no próximo mês na portaria de Parauapebas câmera térmica que permite identificar pessoas que estejam com alta temperatura corporal, um dos sintomas do novo coronavírus. A empresa comprou 81 câmeras térmicas que serão instaladas em mais três estados, Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão.
Com a ajuda do equipamento, os funcionários ou visitantes que apresentarem aumento na temperatura não serão terá entrada autorizada, em seguida serão orientados por um profissional da Vale, que irá prestar informações sobre a doença e encaminhá-los para casa ou para uma unidade de saúde.
Serão dois tipos de equipamentos para detectar alta temperatura corporal; investimento é de R$ 7,5 milhões. As câmeras estão sendo importadas da China e da Suécia, com investimento de R$ 7,5 milhões.
Leia mais:O primeiro lote de equipamentos chega até o final de março a Belo Horizonte e é distribuído para os outros três estados. O segundo lote chega em meados de abril.
O primeiro lote, terá câmeras capazes de medir a temperatura corporal a partir do duto lacrimal. Já as câmeras do segundo lote, serão posicionadas num ponto fixo na entrada da portaria, como equipamentos de vigilância comuns, e filmarão um grupo de pessoas.
Com o uso de Inteligência Artificial, a câmera faz uma busca por diversos pontos do rosto dessas pessoas e identifica qual é o mais preciso para se fazer a medição da temperatura no momento. A leitura dura em torno de dois segundos, a margem de erro é de 0,5 grau centígrado. (Theíza Cristhine com informações da Ascom)