Um homem identificado até o momento como Pablo morreu no início da manhã desta segunda-feira (22), em Parauapebas, ao trocar tiros com policiais militares. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) de uma área de matagal na Rua R13, no Bairro Cidade Jardim. Dois dias atrás, na madrugada de sábado (20), uma morte nas mesmas circunstâncias foi registrada no bairro, quando Lucas Leonardo de Sousa García foi alvejado ao participar de um assalto.
Conforme informações do soldado Miller, nesta segunda a guarnição realizava rondas quando foi abordada por uma mulher na Rua Buriti, informando que havia sido assaltada por dois homens que estavam em uma motocicleta vermelha e branca. Segundo ela, os assaltantes estavam armados.
Os policiais então passaram a procurar por pessoas com as mesmas características repassadas, até que localizaram dois suspeitos que fugiram assim que viram a viatura. A dupla foi perseguida e acabou caindo da moto. Pablo, que estava com a arma, correu para o matagal e efetuou disparo contra os militares. A guarnição revidou e ele acabou atingido.
Leia mais:Ainda de acordo com o soldado, ele já havia sido preso anteriormente e era conhecido da guarnição policial. O outro envolvido, Rafael Braga, de 23 anos, foi preso e encaminhado para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde será autuado em flagrante por roubo.
Ele confessou ao Correio de Carajás que os dois haviam realizado dois assaltos por insistência de Pablo. “Ele começou a dizer que queria meter assalto, eu queria ir embora, ele dizia que era só um”, relatou.
Já no sábado, Lucas e mais dois homens, Paulo Rubens dos Santos Silva e Edson Alexandre Veloso, invadiram uma residência e estavam carregando o carro das vítimas com objetos da casa quando a Polícia Militar interviu. Lucas correu pelos fundos e sacou uma arma em direção à guarnição, que o atingiu. Ele morreu ainda no local. (Luciana Marschall e Ronaldo Modesto)