Correio de Carajás

Parauapebas: Trecho sobre canal é interditado por risco de desabamento

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) de Parauapebas interditou nesta quarta-feira (5) um trecho de asfalto que passa sobre um córrego canalizado no limite entre os bairros Rio Verdade e Bairro da Paz, à altura do Cemitério Jardim Eterno.

A equipe do Portal de Carajás foi até o ponto, situado no final da Rua Rio de Janeiro e início da Marabá e constatou um vão entre o meio fio e o asfalto, expondo que está completamente oco abaixo da pista.

O morador Nonato Oliveira disse à Reportagem que os moradores consideram o trecho perigoso após as inúmeras chuvas que caíram nos últimos dias em Parauapebas.

Leia mais:

“É só olhar que está completamente oco por baixo da rua, como aqui passa o bueiro a situação fica pior, corre o risco de desabar a qualquer momento. A gente percebeu que nas últimas duas ruas a cratera nesse trecho está só aumentando. Hoje quando acordamos encontramos essa situação”, relatou.

Em entrevista, o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Hugo Cardoso Ferreira, falou que o órgão está monitorando as chuvas. “Estamos monitorando diariamente os três pontos mais baixos do Rio Parauapebas. Decretamos situação de emergência a partir de 7 metros e calamidade pública, a partir de 9 metros e nos últimos meses tem chegado a até 6.8 e 6.9, já que depende muito das chuvas e elas não têm acontecido com frequência e intensidade. A gente tem monitorado e ainda não precisou decretar estado de calamidade pública”, destaca o major do Corpo de Bombeiros.

Hugo Cardoso destaca que as chuvas geralmente iniciam a partir das 7 horas da manhã, mas nesta quarta começou mais cedo, a partir das 5 horas, e não parou. O Major alertou para os pontos que mais foram atingidos pela chuva. “Alagamentos nos pontos mais baixos de Parauapebas, não é que estejam próximos do rio, mas a água escorre para o ponto. Tivemos problemas corriqueiro na JK com a Liberdade, local que geralmente enche e dá problema”.

Outro ponto de alagamento foi no “Bairro São Lucas, próximo do rio, devido ao aumento do nível da água alagou algumas casas e a gente teve que dar apoio”. O Major falou ainda sobre o trecho da rua que corre o risco de desabamento. “É um local que tem uma curva e é parte baixa. Hoje devido à força da correnteza chegou a arrastar uma moto e o motorista teve que se afastar para não sofrer acidente”, informou.

A recomendação feita pelo Major é que a população evite esses locais. “Que evitem trafegar nesses horários ou procurem rotas alternativas para evitar acidentes”. O Corpo de Bombeiros aumentou o efetivo com mais dois bombeiros durante o dia e dois no período noturno. Para acionar o Corpo de Bombeiros basta ligar no 193.

ALERTA

Já a Prefeitura Municipal de Parauapebas informou que desde as primeiras horas da manhã as equipes da Defesa Civil do município atuaram em vários pontos da cidade que sofreram impactos decorrentes da chuva. “O volume de água foi tão grande que, dentro de uma hora, o nível do rio Parauapebas subiu um metro e às 9 horas já estava em sete metros, o que indica estado de alerta”, diz nota emitida.

O município registrou deslizamento de terra no Bairro Liberdade, atingindo duas casas. Uma delas precisou ser desocupada e os moradores foram atendidos pela Defesa Civil. “As secretarias de Obras (Semob) e de Serviços Urbanos (Semurb) atuam nesses pontos de alagamento, principalmente na limpeza e desobstrução de canais, em áreas como a baixada fluminense, que atingem as ruas Marabá e Sol Poente, e também nos bairros Habitar Feliz I e II (Casas Populares), locais em que houve registro de um volume grande de água, que atingiu várias casas”, diz o posicionamento. (Luciana Marschall, Ronaldo Modesto e Theíza Cristhine)