Correio de Carajás

Parauapebas: “Tolerância Zero” reduz crimes no fim de semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
9 Visualizações

Os órgãos de segurança que atuam em Parauapebas divulgaram na manhã de ontem, segunda-feira (13), durante uma coletiva à Imprensa, o resultado da Operação “Tolerância Zero”, realizada durante o fim de semana na cidade. A coletiva aconteceu no auditório do quartel do 2ª Batalhão da Polícia Militar (23º BPM).

A operação contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo o capitão Faustino, que está respondendo pelo Comando do 23º BPM, a operação recebeu ainda apoio do Segundo Comando de Policiamento Regional (CPR II), sediado em Marabá, que enviou 24 policiais para reforçar a tropa local da Polícia Militar.

A operação iniciou na quinta-feira, 9, e encerrou na madrugada deste segunda-feira, 13. A cidade foi dividida em três zonas de fiscalização: Complexo VS 10, complexo Altamira e Tropical e Complexo Primavera, Liberdade e outros bairros da área central da cidade. No total, durante a operação, foram abordados 289 carros, 393 motos e 734 pessoas e vistoriados 63 estabelecimentos comerciais.

Leia mais:

Do total de estabelecimentos vistoriados, 20 foram fechados por algum tipo de irregularidade, como não licenciamento dentro do que prevê a legislação ou foram flagradas presença de menor. O capitão adiantou que a cada 15 dias será feita uma nova reunião com os órgãos de segurança, para definir a data das novas operações.

“Nesse primeiro momento a operação foi preventiva, mas também com ações de repressão. Tanto que o Centro de Controle de Operações (CCO) registrou uma redução de 63% nas ocorrências de criminalidade na cidade nos quatro dias de operação. O resultado foi positivo na redução da criminalidade e de outras ocorrências, como acidentes de trânsito”, comemorou o capitão.

Ele adiantou as ações de combate à criminalidade irão seguir, incluindo novas operações. O capitão ainda informou que hoje está sendo realizada uma revista geral no Presídio de Parauapebas, que faz parte do complemento da operação do fim semana, para mostrar que o Estado está presente e vai dar combate incisivo a crime em todas as suas formas.

Acidentes chegam a quase zero

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Parauapebas, José Monteiro, por conta da operação, este fim de semana aconteceu apenas um acidente de trânsito na cidade e não teve qualquer relação com consumo de bebida alcoólica. Ele observa que esse dado positivo é reflexo da operação conjunta dos órgãos de segurança, que inibiu os motoristas de consumir álcool e dirigir, o que é um dos principais indutores dos acidentes de trânsito, principalmente aos fins de semana.

“Isso trouxe mais segurança para a sociedade e também para os agentes de trânsito que estão em campo”, destacou o diretor, completando que o órgão vai seguir participando dessas operações conjuntas, que o Comando da PM pretende tonar rotineira na cidade, principalmente durante o período de carnaval.

“Nós já estamos nos preparando para o período de Carnaval, intensificando as ações preventivas e de educação no trânsito, para que cheguemos no período da festa de momo com as pessoas mais conscientes que a mistura de álcool e volante é uma arma letal”, frisou Monteiro.

Ele informou que durante a operação foram realizadas 450 abordagens, foram aplicadas 120 notificações e sete veículos foram removidos para o pátio do DMTT. “É uma operação preventiva. A gente sabe que as redes sociais são usadas para compartilhar que está havendo operação e, naturalmente, as pessoas evitam sair para beber e dirigir. Isso reduz as ocorrências de acidentes”, pontua o diretor, esperando que as pessoas de fato se conscientizem que beber e dirigir pode causar danos e perdas de vidas.

Monteiro observou que o DMTT tem um departamento voltado a Educação para o Trânsito, que vem trabalhando com a orientação de motoristas através de campanhas e Blitzen educativas. “Nossa orientação é sempre que a pessoa, ao sair para beber, não pegue o volante. Ande de taxi ou outro meio de transporte ou então eleja um amigo, que não beba, para conduzir o veículo”, aconselhou.

Bares e similares irregulares

O capitão Macedo, subcomandante do Corpo de Bombeiros, também fez avaliação positiva da operação. Ele ressalta que a corporação faz a fiscalização dos ambientes com grande concentração de público, como bares e boates, verificando se o estabelecimento tem licença para funcionar de acordo com a legislação, observando a segurança das pessoas, em caso de ocorrer um incêndio, por exemplo.

O capital detalhou que alguns estabelecimentos foram notificados por não estarem de acordo com a legislação ou não terem o devido licenciamento de vistorias do Corpo de Bombeiros. “Nós verificamos que alguns estabelecimentos, inclusive bem frequentados em Parauapebas, estavam com o auto de vistoria atrasado, uma vez que a sua renovação é anual, e alguns não estavam condizentes com o que foi especificado no auto de vistoria”, acrescentou o capitão, fazendo um apelo aos donos desse tipo de estabelecimento. (Tina Santos e Ronaldo Modesto)

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Condutores alcoolizados provocam acidentes e mulher é detida

Condutores alcoolizados provocam acidentes e mulher é detida

Frequentemente, a ingestão de bebida alcoólica provoca acidentes no trânsito, ocasionalmente com vítimas fatais. Nesse último final de semana, Conceição…
Após outro crime de sniper em Marabá, polícia faz mistério

Após outro crime de sniper em Marabá, polícia faz mistério

Ainda causa grande repercussão em Marabá, o assassinato do ex-policial militar Júlio Jhonne Costa Silva, 31 anos, ocorrido no início…
Jovem agride mulher e é detido no Bairro Betânia em Parauapebas

Jovem agride mulher e é detido no Bairro Betânia em Parauapebas

Na noite deste domingo (11), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de violência contra a mulher…
Após matar a mulher, homem recebe PM a tiros e é morto

Após matar a mulher, homem recebe PM a tiros e é morto

Na madrugada de hoje (12), Donato da Cruz, de 34 anos, morreu durante troca de tiro com militares lotados no…
Homem é liquidado na porta de casa, em Nova Ipixuna

Homem é liquidado na porta de casa, em Nova Ipixuna

Um homem foi encontrado morto, na manhã de domingo (11), em uma propriedade rural, no município de Nova Ipixuna. A…
Polícia prende agressor de mulher

Polícia prende agressor de mulher

Neste domingo (11), a Polícia Militar recebeu uma denúncia de violência contra a mulher no Bairro Nova Carajás, em Parauapebas,…