Correio de Carajás

Parauapebas tem 36 pontos de alagamentos e 40 famílias desalojadas

A Defesa Civil de Parauapebas identificou até o início da tarde desta terça-feira (3) 36 pontos de alagamentos e inundações na cidade após a forte chuva que caiu na cidade durante toda a noite e parte da manhã. O nível do Rio Parauapebas, informou a Prefeitura Municipal, atingiu 8,47 metros. Os principais bairros afetados foram Novo Brasil, Rio Verde e Minérios.

O município divulgou que 40 famílias foram desalojadas, mas logo encaminhadas para casas de amigos e parentes e não há família desabrigada. Ao longo da manhã, diversas fotos e vídeos circularam pelas redes sociais mostrando pessoas com dificuldade para atravessarem vias, a pé ou em veículos. As imagens também mostram a água invadindo residências e pontos comerciais.

No Bairro Novo Brasil a água chegou a atingir o telhado de algumas casas. Dona Marcia acordou com o barulho da água invadindo a residência por volta das 4 horas. Entre lágrimas, conta que colocou o pé no chão e sentiu a “frieza” da água.

Leia mais:

Deivid ficou com a motocicleta que usa para trabalhar como mototaxista ilhada. “Acordei 5h30 para trabalhar e nem teve mais como tirar a moto. As coisas tão tudo dentro da água e essa enchente pegou todo mundo de surpresa”, afirma.

Conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, as secretarias trabalharam conjuntamente para atender a população afetada. “A de Meio Ambiente (Semma) garantiu um barco para o trabalho da Defesa Civil, enquanto a de Obras (Semob) e de Serviços Urbanos (Semurb) trabalham na limpeza de canais e bueiros”, informou em nota. Por conta dos problemas de tráfego resultantes de ruas interditadas, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) fizeram orientação aos condutores.

A previsão é que a chuva continue caindo ao longo desta terça, atingindo até 13mm. Nesta quarta (4) há previsão de chover de tarde e à noite, atingindo 11 mm. Em decorrência disso, a Defesa Civil alerta que em caso de emergência o órgão seja acionado pelos telefones 3356 – 2597 ou 199. (Luciana Marschall)