Correio de Carajás

Parauapebas supera Marabá em criminalidade

Dados da Polícia Civil do Pará mostram 20,5% procedimentos policiais a mais em Marabá no ano de 2020, porém a proporção por habitantes é menor que a de Parauapebas

Dados recentemente cedidos pela Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística da Polícia Civil do Estado do Pará ao Correio de Carajás apontam que Marabá superou Parauapebas em número de procedimentos policiais totais no ano de 2020. Porém, quando colocados em proporção com a população de cada cidade, estes mesmos dados demonstram que a taxa em Parauapebas é maior.

No último ano, foram registrados 2.051 procedimentos policiais na Capital do Carajás; enquanto na Capital do Minério, o número foi de 1.631 procedimentos, representando um valor 20,5% maior em Marabá.

Porém, o número de procedimentos equivale a 0,76% dos 213.576 habitantes em Parauapebas (dado estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]). É um valor superior a Marabá, onde os procedimentos equivalem a 0,72% da população, estimada em 283.542 pelo instituto.

Leia mais:

Os dados foram colhidos em Parauapebas junto à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca).

Em Marabá, A Reportagem colheu dados referentes à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Delegacia de Polícia Cidade Nova, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Delegacia de Homicídio e Delegacia Especializada de Conflitos Agrários (Deca). (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)