Correio de Carajás

Parauapebas: Secult abre inscrições para Oficinas de Carnaval

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Após definir a programação do Carnaval 2020 em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) abriu inscrições para as Oficinas Carnavalescas, sendo uma das novidades inclusas na festa de momo da Capital do Minério. As oficinas objetivam incentivar a valorização e formação cultural da comunidade e dos artistas.

Estão sendo disponibilizadas 300 vagas nos cursos de: percussão, samba no pé, gafieira, máscaras, maquiagem artística, customização de camisetas, fantasia e alegorias e adereços. A ideia é envolver pessoas, que já trabalham ou não no setor carnavalesco, na produção da festa popular.

“É uma oportunidade de adquirir conhecimento possibilitando até mesmo a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. Todos os participantes serão certificados e poderão contribuir nos barracões de escolas de samba ou até mesmo nas montagens de alegorias e adereços”, destacou Saulo Ramos, secretário municipal de cultura.

Leia mais:

Alguns cursos já começam na próxima semana, os demais começam em fevereiro. As inscrições são limitadas e vão até esta sexta-feira, dia 17.

Os interessados devem ir ao Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), na Rua 10, bairro Cidade Nova, das 8h às 17 horas, munidos dos documentos pessoais. Mais informações pelos telefones: 3346-2007 ou 3346-8186. Confira os detalhes das oficinas ofertadas.

Oficinas

Percussão: Compartilhará técnicas percussivas formando ritmistas que poderão se apresentar nos desfiles de rua fortalecendo o carnaval na cidade.

Samba no pé: trabalhará a técnica do samba com método acessível para iniciantes. Os participantes poderão integrar às alas de blocos e escolas de samba.

Gafieira: Os participantes vão conhecer os principais passos da gafieira como também sua origem partindo de diferentes tipos de samba.

Máscaras: Promoverá confecção de máscaras e fantasias proporcionando às crianças e jovens, o primeiro contato com a criação de adereços e conhecerem a magia do Carnaval.

Maquiagem artística: Técnicas para maquiagem de palco de forma harmoniosa e estética de acordo com as características de cada rosto. E ainda, a transformação do rosto para caracterização de personagens.

Customização de camisetas: Estimulará a criatividade na modificação de camisetas e abadás criando peças únicas, inclusive, utilizando diversos tipos de materiais.

Alegorias e adereços: Possibilitará a capacitação em concepção e criação artística de alegorias e adereços, escolha de material, aproveitamento de material alternativo, colagem, corte de moldes, aplicações, acabamentos e demais técnicas do processo.

Fantasia: Aprendizado de confecção e montagem de fantasias carnavalescas bem como compartilhar novas técnicas com os profissionais da área. (Tina Santos, com informações da Ascom/PMP)

Comentários

Mais

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…
Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Antes de iniciar seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro convidou para o palco o vereador Fernando Henrique, de Marabá, e…
Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Festejado por apoiadores em Marabá, que estiveram aos milhares acompanhando seus passos desde o desembarque no aeroporto local, o presidente…
Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Neste sábado (19) todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural de Parauapebas abrem das 9 às 17…