Correio de Carajás

Parauapebas: Sebrae inaugura novo espaço com Agência de Negócios

Raimundo Oliveira diz que agora o Sebrae conta com espaço adequado para atender aos clientes. (Foto: Tina Santos)

O Sebrae Pará inaugura nesta terça-feira, 10, a primeira Agência de Negócios em Parauapebas, na Região de Carajás. A solenidade está marcada para começar a partir das 19 horas na sede do novo espaço, à Rua E, 389, Bairro Cidade Nova.

O espaço estará disponível, de forma gratuita, para empresários e empreendedores em trânsito pela cidade que queiram reunir para debater e fechar negócios e também para moradores da cidade que não tenham um espaço onde possam fazer reuniões de negócios. Segundo Raimundo Oliveira, gerente do Sebrae na Região de Carajás, com a abertura do novo endereço na cidade, mais serviços também passam a ser ofertados em Parauapebas, como é o caso da Agência Negócios Sebrae.

“O novo espaço é mais amplo, com vários ambientes que são integrados entre si, mas que podem ser usados pontualmente. Esses espaços estamos colocando à disposição dos nossos clientes e empresários que precisarem, eventualmente, se reunir para fechar um negócio, por exemplo. Ele agora tem esse apoio no Sebrae, com espaço climatizado e toda comodidade, incluindo serviço de Internet”, informa Oliveira, observando que no antigo endereço isso não era possível por falta de espaço.

Leia mais:

Raimundo destaca que Parauapebas, por ser um polo dessa região, recebe a visita e é ponto de chegada de muitos clientes do Sebrae que vêm a negócios ou resolver alguma situação. “Essas pessoas agora contam com um ponto de apoio conosco”, ressalta, convidando empresários e empreendedores de modo geral a irem conhecer o novo espaço, que será inaugurado logo mais, à noite.

Segundo ele, esse conceito novo que o Sebrae está trazendo para Parauapebas, de agência, vem objetivando facilitar a vida das pessoas. Para acessar a agência, explica Oliveira, a pessoa precisa apenas fazer uma ficha se identificando. Segundo ele, 90% dos serviços prestados pelo Sebrae não são cobrados e, quando cobrados, é contrapartida.

“Esse espaço é livre, apenas queremos saber quem está fazendo uso dele, nada de muita formalidade. A maioria já tem cadastro conosco e quem não tem, faz isso bem rápido”, frisa.

Mercado retomando crescimento e novos negócios sendo abertos

Depois de um período de retração econômica, quando muitas empresas fecharam as portas e setores praticamente paralisaram suas atividades, o mercado na região de Carajás voltou a dar sinais de crescimento. Isso, segundo Raimundo Oliveira, trouxe alento e perspectivas positivas para municípios como Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás.

Ele destaca que a retomada da 3ª fase do Projeto Salobo é um exemplo positivo, que trouxe junto novas empresas e voltou a movimentar a economia de Parauapebas, que andava em marcha lenta devido à crise econômica pela qual passou o País. “Parauapebas voltou a ter o ar que o empresariado gosta, que o encoraja a se lançar em outros projetos. Vemos isso nos hotéis, que voltaram a ficar lotados, e no mercado imobiliário e de construção civil, que voltaram a crescer”, exemplifica Raimundo, dizendo que a capital do minério voltou a respirar prosperidade.

Cuidados

Com ventos soprando a favor, muita gente também está animada para abrir ou retomar o negócio que tinha parado devido à crise. Raimundo Oliveira, no entanto, aconselha as pessoas a procurarem orientação antes de se lançar no mercado. “Quem está pensando em abrir um negócio, nos procure para receber orientação. O Sebrae está aqui para isso. Para quem quer abrir um negócio uma das primeiras coisas que orientamos é trabalhar preferencialmente com o que você conhece e gosta muita. Isso é uma dica, mas não é uma regra absoluta”, destaca o gerente, frisando que o Sebrae tem experiência, material e conhecimento para ajudar antes e durante a jornada empresarial do empreendedor.

Ele pontua que o risco sempre existe em qualquer negócio, mas se a pessoas se cercarem de alguns cuidados, podem ter mais êxito que se lançarem no mercado sem qualquer conhecimento do ramo de negócio que pretendem atuar. “Começar um negócio sem entender o risco de mercado é um pouco até de irresponsabilidade consigo. Por isso, é importante se informar e nós, do Sebrae, temos mecanismo para isso, para orientar desde a concepção do negócio, até sua expansão”, orienta.

Expectativas positivas

Com base nos resultados de 2019, consideradas positivas para o mercado regional, Raimundo Oliveira projeta um ano de 2020 ainda mais pujante. “Estamos muito esperançosos com 2020, com novos projetos e novas parcerias à vista e fortalecidas”, finalizou. (Tina Santos)