Parauapebas conta agora com uma unidade da Usina da Paz, localizada no Bairro Jardim Tropical I e integrada ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. O empreendimento vai atender a população da região com intuito de levar mais qualidade de vida, redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.
Este é o quinto complexo multifuncional, construído em um terreno de 10.250 m2 e entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, na manhã desta quarta-feira (18), dia em que completou 43 anos.
“Eu fico muito feliz, claro, no dia do meu aniversário, de poder estar junto com vocês, aqui nesse momento especial. A Usina da Paz é um projeto de transformação social, que busca fazer com que as causas sejam solucionadas para evitar os efeitos. Aqui em Parauapebas nós também estaremos com diversos tipos de serviços para melhorar a vida das pessoas e garantir educação, saúde, empreendedorismo, descobrir talentos, fortalecer a cultura, o esporte, fazer com que esta região possa viver um novo tempo, um novo momento”, celebrou o governador.
Leia mais:Inicialmente, as Usinas da Paz estavam concentradas na região metropolitana, onde no passado estavam os grandes índices de violência e criminalidade, mas agora começam a se expandir para o interior, cumprindo uma série de etapas que já foram planejadas.
As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo e se adapta às características climáticas da região amazônica, com chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural.
Com foco no conceito de sustentabilidade, a Usina da Paz dispõe de estações de tratamento de esgoto e, dentro da política de neutralização das emissões de carbono geradas durante a fase de construção. A Vale efetuou o plantio de 1.260 mudas na unidade.
O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.
A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos. (Com informações da Agência Pará)