Voluntários do Grupo de Busca Resgate e Salvamento (GBRS) realizaram em Parauapebas o primeiro treinamento com técnicas de aprimoramento de sobrevivência. Foram três dias de curso para 20 alunos, entre eles, guardas municipais, policiais penais e militares, bombeiros e integrantes do Exército Brasileiro.
Em um dos destaques do treinamento, os participantes trabalharam para o condicionamento dos cães em buscas urbanas e rurais, além de aprofundarem seus conhecimentos na prática de obediência e destreza e aperfeiçoar funções em buscas e resgate de pessoas. As técnicas eram destinadas para cães filhotes e adultos.
O sargento Leomárcio Matias, da Polícia Militar, é um dos voluntários do grupo e foi um dos responsáveis por ministrar o curso. Ao Correio de Carajás, ele destacou que a sociedade é quem ganha com profissionais que buscam treinar as habilidades dos animais para serem usados no trabalho de resgate de pessoas e também para sobrevivência em ambientes de adversidade.
Leia mais:O objetivo é promover futuramente mais cursos, gratuitos, para o público em geral. O treinamento teve início na sexta-feira (26) e término no domingo (28).
(Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto)