O Município de Parauapebas está entre os selecionados para começar os testes da nova ferramenta de alerta contra desastres naturais por meio da tecnologia “Flash SMS” que, diferente do serviço de mensagens comuns, mantém o texto na tela do celular, não havendo necessidade de desbloqueá-la. O projeto é de nível federal e envolve o Ministério da Integração Nacional, a Defesa Civil e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Os sete municípios escolhidos foram Parauapebas-PA, Petrópolis e Angra dos Reis-RJ, Juiz de Fora-MG, Paranaguá-PR, Petrolina-PE e Anápolis-GO; os testes da ferramenta tiveram início na última segunda-feira (16).
Cristiane Pereira, analista ambiental da Defesa Civil, concedeu uma entrevista à equipe de reportagem do CORREIO, onde deu detalhes sobre a escolha da “Capital dos Minérios” para integrar o grupo de municípios escolhidos para fazer parte do projeto-piloto.
Leia mais:De acordo com a analista ambiental, Parauapebas foi escolhida por ser atuante no Controle de Riscos e Desastres e por realizar, desde 2019, o monitoramento de 91 áreas de risco, enviando alertas constantemente via SMS.
Angra dos Reis e Petrópolis foram escolhidas por outro critério: ambos municípios tiveram desastres naturais de grande magnitude recentemente.
Ela também explicou que o projeto tem como objetivo garantir que a pessoa veja o alerta no celular, ainda que não abra a mensagem, já que ele será realizado por Flash SMS, um serviço onde a mensagem já aparece aberta na tela do celular. No entanto, o alerta só será enviado em caso de evento de grande magnitude.
O serviço é gratuito e para se cadastrar é muito simples: basta enviar uma mensagem de texto com o CEP 68515-000, que compreende toda a região de Parauapebas, para o número 40199. É importante que não só os usuários que moram em áreas de risco, mas a maior parte da população de Parauapebas realize o cadastro na ferramenta. (Clein Ferreira)