Correio de Carajás

Parauapebas recebe e realiza teste em 345 urnas eletrônicas

Todas as urnas eletrônicas foram recebidas e testadas durante a manhã e tarde desta quinta-feira

As 345 urnas eletrônicas foram recebidas no Fórum Eleitoral de Parauapebas, localizado na Rua D, no Bairro Cidade Nova, na manhã desta quinta-feira (22). Os equipamentos passaram por diversos testes para garantir que não haja problemas no próximo dia 2 de outubro.

Kelly Ferreira, chefe de Cartório da 106ª Zona Eleitoral, que representa o município, falou em entrevista à equipe de reportagem do CORREIO, observando as mudanças em algumas zonas eleitorais da cidade.

De acordo com Kelly, as urnas passaram pelo processo de carregamento com dados, tanto de eleitores quanto de candidatos. Depois disso, cada urna passa por uma preparação, onde são devidamente identificadas e colocadas nas caixas, que ficam dispostas ao encaminhamento, no dia 1º de outubro (sábado), às escolas onde serão utilizadas para votação no dia seguinte.

Leia mais:
Além de testes, as urnas foram carregadas com dados de eleitores e candidatos

A 106ª Zona Eleitoral tem 300 seções, mas recebeu 345 urnas eletrônicas. O quantitativo de 45 urnas excedentes é apenas por contingência, podendo ser utilizadas caso haja algum problema. No entanto, todas as diligências necessárias têm sido realizadas para que os equipamentos funcionem corretamente no dia das eleições.

Em relação aos locais de votação, Kelly explica que, durante os preparativos para as eleições, foram observadas falhas estruturais em alguns lugares, de forma que algumas zonas foram movidas a outras escolas. As mudanças estão sendo divulgadas nas mídias sociais, grupos de WhatsApp e também está sendo encaminhado um comunicado às autoridades do município.

As urnas foram encaixotadas e estão prontas para ser retiradas no dia anterior às eleições

e-Título

A chefe de cartório também falou sobre o aplicativo e-Título, um documento de identificação civil que substitui o título eleitoral impresso e pode ser utilizado tanto no dia da eleição quanto para fins civis. As alterações nos locais de votação constam, inclusive, no aplicativo. Ela recomenda que os eleitores baixem o e-Título, acessem o seu documento e confiram se o local de votação permanece o mesmo.

No dia da votação, explica, o eleitor precisa estar com o aplicativo em funcionamento e também com dados móveis à disposição; apenas um print da tela não é suficiente. É recomendável ter em mãos um documento impresso, por garantia, caso os dados móveis venham a apresentar problemas.

Um lembrete importante é que, ainda que esteja com o e-título, o eleitor deverá deixar o celular na mesa do mesário e ir à cabine de votação sem o aparelho na hora da votação, de acordo com as novas regras estabelecidas este ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas mudanças têm como objetivo garantir o sigilo do voto.

O aplicativo também oferece outros serviços, como função de justificar o voto caso o eleitor esteja fora da sua circunscrição. Também é possível verificar a regularidade do título ou acesso a certidões de quitação eleitoral. Além do e-Título, o TSE deixou à disposição o “Disque Eleitor” nos números (91) 3346-8130, (91) 3346-8343 e (91) 98405-5228, onde o cidadão poderá entrar em contato e tirar suas dúvidas, além de verificar sua situação eleitoral. (Clein Ferreira – com imagens de Antonio Walison)