Correio de Carajás

Parauapebas recebe Ação Cidadania do Programa ParáPaz

Vários serviços foram ofertados a população de Parauapebas/ Fotos: Ronaldo Modesto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O programa Governo por Todo o Pará está sendo realizado hoje, quarta-feira, 3, em Parauapebas, sudeste do Estado, com a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. A grande ação de cidadania, que está sendo realizada na Escola Nelson Mandela, no Bairro Tropical, contou com a presença pela manhã do governador Helder Barbalho, do prefeito Darci Lermen e várias outras autoridades, entre elas o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto.

O programa Governo por Todo o Pará é uma iniciativa que visa descentralizar a gestão estadual. Esta semana todo o staff do governo está nas regiões sul e sudeste do Estado.

Até o dia 5, sexta-feira, vários municípios receberão uma série de ações e serviços, que incluem cidadania, inauguração de obras e uma agenda de reuniões com prefeitos. O objetivo do governador Helder Barbalho e dos secretários estaduais que integram a comitiva é ouvir os anseios de quem vive na zona urbana e rural e atender as demandas da população de forma regionalizada.

Leia mais:

Em Parauapebas,  entre os serviços ofertados estão emissão de carteira de identidade; ações do Sebrae, como formalização e orientações empresárias; e serviço da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), com odontomóvel com 2 consultórios odontológicos (escovódromo, palestras educativas preventivas, distribuição de kits de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor), consultas médicas, verificação de pressão arterial, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação nutricional, vacinação e emissão de cartão SUS.

Também há postos do Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), com a emissão de Certidão de Nascimento 1ª e 2ª Vias; Detran, com simulador e palestras educativas; Defensoria Pública, com orientações jurídicas, reconhecimento de paternidade, Registro Extemporâneo, retificações de Registro Civil (nascimento, Casamento e Óbito) e emissão de CPF; Hemopa; Sejud; Iterpa; Jucepa; Emater; Prodepa; Escola de Governo; e Celpa com negociação de débitos, renegociação de débitos, inserção de tarifa social, troca de lâmpadas e sorteio de brindes. A ação acontece somente hoje e vai até às 17 horas.

O governador Helder Barbalho destacou a importância do programa e disse que é diretriz do seu governo trabalhar em parceria com os municípios. No caso de Parauapebas, frisou que vai estar em diálogo com o governo local, para que se possa avançar em pautas importantes para o município, como na área de educação e saúde.

Ele observou que a qualidade das escolas do Estado no município está aquém do considerado aceitável. “Nós estamos focados em melhorar esse quadro, porque entendemos que só se muda a realidade de um povo através da educação”, acrescentou.

O governador também afirmou que melhorar as estradas é outro ponto fundamental da sua administração. “Eu quero destacar as obras já autorizadas para que sejam realizados projetos e orçamentos e, posteriormente licitação, como a Transcarajás, que vai fazer a interligação de Parauapebas e Canaã dos Carajás até a BR-155, ligando ao Estado do Tocantins. Será mais uma via de escoação da região”, ressaltou o governador.

Ele também apontou ações para melhorar a área de segurança e ressaltou que Parauapebas é uma cidade estratégica para o Estado e para o Brasil e que é importante fomentar a exploração e exportação mineral, mas desde que isso traga benefícios à comunidade. “Precisamos, inclusive, resgatar a agenda da escola tecnológica e da Universidade Estadual em Parauapebas, para a formação da mão de obra local, para serem aproveitadas nos grandes projetos minerais”, declarou o governador. (Tina Santos – com a colaboração de Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…
Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano…
Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Um curioso caso de receptação (adquirir mercadoria proveniente de roubo ou furto) foi registrado na Vila Carimã, zona rural de…
Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Serviço que afeta grande parte da população, o transporte público de Marabá está sempre em pauta nas discussões políticas da…
Ministro defende aumento “modesto e moderado” para Bolsa Família

Ministro defende aumento “modesto e moderado” para Bolsa Família

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (15) um aumento “necessário” no programa Bolsa Família, de assistência a famílias de baixa…