Foi publicado na edição de hoje, sexta-feira (20), do Diário Oficial do Estado do Pará, o protocolo de intenções assinado entre Governo do Pará e Vale para a implementação do complexo Usina da Paz em Parauapebas. Canaã dos Carajás também deverá receber uma unidade, assim como os sete bairros mais violentos de Belém: Guamá, Jurunas, Cabanagem, Terra Firme e Benguí. Marituba e Ananindeua também deverão ser contemplados.
De acordo com o publicado, os recursos financeiros necessários partirão de cada partícipe de acordo com a ação respectiva das partes signatárias. A vigência do protocolo é de três anos, podendo ser prorrogado caso haja interesse das partes.
A assinatura do acordo ocorreu na última terça-feira (17) no Palácio dos Despachos e, de acordo com ele, a mineradora investirá R$ 102 milhões na construção das estruturas físicas. Os complexos deverão abrigar ações de políticas públicas para as comunidades. Deverão ser ofertados, por exemplo, cursos, oficinas, atividades culturais, de lazer e esportivas. (Luciana Marschall)
Leia mais: